Intolerância

Intolerância

Hoje vou tratar de um assunto que não é tão leve quando o blog se propõe a ser, mas que se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano, além de estar causando grandes danos em nossa sociedade.

A intolerância é uma atitude que torna o indivíduo incapaz de reconhecer e respeitar as diferenças de opiniões e crenças. Algumas destas manifestações de intolerância, que são, em sua grande maioria, preconceituosas, culminam, geralmente, em violência e discriminação.

Muitos fatos e acontecimentos recentes dizem muito como esta onda de intolerância vem crescendo, estamos vendo o tempo todo: homofobia, atentados terroristas, o ódio político e religioso, nos mostrando o quanto as diferenças entre as pessoas e sociedades são destruidoras. Nós também demonstramos “pequenas” intolerâncias em nosso dia-a-dia, no trânsito, com vizinhos, causando um grande desconforto em nossas relações.

O risco da intolerância é permanente e nos desvia de enxergarmos novos rumos para nossos pensamentos e atitudes, e o preconceito aparece quando não aceitamos o que não se encaixa ao que decidimos como “certo”.

Leonardo Boff, filósofo, sobre a tolerância disse:

“A tolerância é antes de mais nada uma exigência ética. Ela representa o direito que cada pessoa possui de ser aquilo que é e de continuar a sê-lo. Esse direito foi expresso universalmente na regra de ouro “Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”. Ou formulado positivamente:”Faça ao outro o que queres que te façam a ti”. Esse preceito é óbvio.”

Se você não tolera algo advindo de alguém, como vai querer que alguém tolere o que é seu?

Quando nos colocamos no lugar do outro, entendemos seus valores, suas ideias e ideais, quando o ouvimos, podemos entender o que o faz seguir por este caminho, mostrar como é o nosso, e, mesmo não aceitando aquela ideia, pelo menos tolerá-la.

Segundo Freud, o trabalho diário em busca de construção de laços, estabelecimento e sustentação de relações e identificações, e partindo destas práticas realizar a construção de valores e projetos, é um dos caminhos para instauração da tolerância nos homens. Portanto, cabe a nós a busca pela mudança deste contexto tão prejudicial.

Compartilhar: