"Metamorfosear"

"Metamorfosear"

Rubem Alves e Raul Seixas falaram sobre as metarmorfoses da vida. O primeiro dizia que: “Não haveriam borboletas se a vida não passasse por longas e silenciosas metamorfoses”. Raul dizia que preferia ser aquela metamorfose ambulante, do que ter uma velha opinião formada sobre tudo.

Pois bem, nós vivemos mudando e nos transformando, algumas mudanças vão acontecendo sem querer, outras pensamos muito mais ao fazê-las.

Quem nunca mudou muitas vezes ao longo da vida? Seja o cabelo, o estilo, o gosto musical, de trabalho, de casa, de cidade?

Estamos a todo o tempo nos movimentando e fazendo escolhas de uma maneira ou de outra, e o sofrimento nestes momentos sempre aparecem, pois escolher, mudar, ir em busca de algo novo e adaptar-se a ele não é fácil, dói.

Por outro lado, estagnar-se nas mesmas posições e atitudes pode causar também um grande incômodo, entretanto, acredito que quando vamos em busca de nossos sonhos e vemos a possibilidade deles se tornarem reais, nos deparamos com uma das melhores sensações que podemos vivenciar.

E então, como mudar, sem sofrer? Como saber se vamos optar por algo que sempre quisemos fazer ou ser sem correr riscos?

Como disse, sofrer vai fazer parte sempre de qualquer situação em que as escolhas estejam presentes, contudo para amenizar a angústia, penso que o planejamento é fundamental, colocar os prós e contras, as dúvidas e certezas, inserir um plano B caso algo dê errado, pedir ajuda às pessoas ao seu redor, enfim, buscar a mudança de uma maneira responsável pode ser fundamental.

Nós fomos criados para sermos pessoas livres e para sermos quem quisermos ser, não esquecendo, claro, da responsabilidade que a liberdade também demanda, ser dono de nossas escolhas não é coisa fácil.

Para finalizar um trecho da mesma música que citei do Raul Seixas no início do post.:

“Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Que consigamos metamorfosear ao longo de nossas vidas, e que as gratificações por estas mudanças sejam maiores dos que as dores.

De qualquer maneira, garanto que lindas borboletas poderão surgir! ;)

 

Compartilhar: