Sobre o documentário: O Começo da Vida

Sobre o documentário: O Começo da Vida

Olá pessoas, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco de um documentário que assisti há uns meses, e gostaria de compartilhar a importância deste tema com vocês. 

O documentário O Começo da Vida, é um projeto da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Instituto Alana, a Fundação Bernard Van Leer e a Maria Farinha Filmes, com direção de Estela Renner, e tem o objetivo de investir no desenvolvimento infantil para, assim, fazer do mundo um lugar melhor.

O filme passa por vários cantos do mundo e por diversas culturas para mostrar a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento de cada pessoa, a diretora visitou diversos países de diferentes realidades socioeconômicas mostrando o dia-a-dia e os cuidados na infância.

Durante o documentário observam-se depoimentos de mães, pais, irmãos, do Brasil, da Índia, dos Estados Unidos, Quênia, Canadá, China, Itália, Argentina, França, mostrando os seus cuidados com as crianças, o que consideram importante para o desenvolvimento, como fazem para consegui-lo, quais as dificuldades que encontram pelo caminho e quais as fortalezas para auxiliarem em seu papel.

 Além disso, diversos especialistas, das mais diferentes áreas de estudo comentam sobre a importância dos primeiros anos da infância. A questão maior é: como estamos lidando com esta etapa fundamental para a constituição do sujeito?

Os aspectos principais evidenciados são: a importância do desenvolvimento da primeira infância, a teoria mostrada é a de que se neste tempo a criança for bem cuidada, ela terá suas chances de desenvolvimento pleno aumentadas, tornando-se um adulto saudável; outro ponto levantado é o de que os bebês precisam de estímulos do mundo externo, que pode iniciar na gestação; fala também sobre a aprendizagem, os bebês precisam do auxilio dos adultos para aprenderem como ser no mundo, trata da importância do pai neste processo, ela é tão importante quanto a figura da mãe, e por fim, que a infância deve ser vista por todos, inclusive o próprio governo, e juntamente com a sociedade, poder proporcionar uma infância saudável e uma sociedade melhor.

Para quem tem Netflix o filme está lá no seguinte link: https://www.netflix.com/watch/80106927?trackId=14170286&tctx=5%2C0%2C448c5875-bc42-4d36-85d2-99423fb64cfb-5475435

Vale muito a pena assistir e perceber a importância que precisamos dar aos primeiros momentos de vida de nossas crianças, elas poderão ser um fio de esperança que tanto buscamos.

Obrigada e até o próximo post!

Compartilhar: