Oa tempos mudaram

Oa tempos mudaram

       Os tempos mudaram...  As missas do galo que eram celebradas à meia noite passaram para as 19 ou 20 horas.  As crianças que colocavam os sapatinhos nas janelas para esperarem o presente do Papai Noel, cresceram. As vovós que contavam as histórias de carochinhas aos netos que viviam agarrados às saias delas após o jantar, morreram.  Os Papais Noéis que desciam pelas chaminés para deixarem os presentes das crianças, cansaram de descer e subir, sujar sua vestimenta de picumão e passaram a esperar as crianças nos Shoppings Center para lhes darem apenas balas. O clima de fantasia de ver o Papai Noel correndo pelo espaço com suas renas e seu trenó cheio de presentes, foi trocado pelo clima de realidade de ver o Papai Noel chegando de helicóptero!  As crianças que se encantavam pelas histórias e filmes de Natal, trocaram as histórias e os filmes pelos celulares, os tablets e outras máquinas que têm o condão de prendê-las a maior parte do tempo! As crianças não se separam deles! Eles passaram a fazer parte de seu vestuário! Por falar em vestuário, as meninas que gostavam das saias rodadas e compridas, para imitarem as mães, passaram para as minissaias, para as microssaias e logo estarão sem nenhuma saia para provocarem delírio nos rapazes bem ou mal intencionados.  Os lábios finos e delicados das meninas pré-adolescentes que lembravam pétalas de rosas a desabrochar, passaram a ser pintados de marrom, azul, preto ou de outras cores inomináveis diante de tantos borrões coloridos! As propagandas em jornais, revistas e nas televisões passaram a girar em torno do sexo! As músicas, quer sejam músicas populares brasileiras,  samba, forró, sertanejas, ou de outras categorias não exaltam outra coisa a não ser o sexo! As mães preocupadas com a gravidez indesejada das filhas adolescentes não se esquecem de lhes chamar a atenção sobre o uso da pílula!

  Os tempos mudaram... Como  mudaram! Hoje o Natal já não é do Menino Jesus e sim, do Papai Noel! O bom menino verdadeiro foi trocado pelo velho matreiro!

  Faça um teste e pergunte à criança mais próxima o que significa o Dia de Natal! Certamente ela lhe dirá que é o Dia de Papai Noel!

  Os tempos mudaram ou mudamos nós? 

Compartilhar: