Programa Jovens Transformadores, uma iniciativa realmente transformadora

Programa Jovens Transformadores, uma iniciativa realmente transformadora

Autoconhecimento, nova  economia, vida com propósito, respeito ao próximo. Um novo jeito de ver as coisas, as relações, e também o trabalho. Pensando em temas como esses, jovens de Ribeirão criaram uma série oficinas para ajudar a desenvolver líderes que querem impactar positivamente o mundo: Programa Jovens Transformadores
Venho acompanhando o programa e na semana passada conversei com  o pessoal do PJT. Conheça mais sobre eles e sobre sua metodologia e apaixone-se como eu!

 Eu: O que é o PJT
PJT: O Programa Jovens Transformadores é consolidado por um curso modular e oficinas temáticas de formação humana e cidadã que buscam auxiliar pessoas que queiram ser líderes que impactam positivamente no mundo.
Para tanto, tratamos de aspectos relevantes em dois âmbitos: interno e externo (e no diálogo entre esses dois).
Internamente, trabalhamos na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento pessoal dos participantes, no sentido do fortalecimento de valores humanos, equilíbrio interno, e habilidades socioemocionais necessárias ao convívio em sociedade. Externamente, trabalhamos formas de  impacto positivo que cada um de nós pode ter na sociedade, seja através do exercício de nossa cidadania, ou por meio de nossas atuações profissionais.

Eu: Quem são as pessoas envolvidas?
PJT: Daniel Bellíssimo Caroline Rodas Lucas Battistetti Campos Luís Fernando Iozzi  Marcelo Borges
Somos um time de facilitadores com a missão de criar ambientes favoráveis a auto-percepção e ao aprendizado na prática. Acreditamos no poder do conhecimento dos próprios grupos para a construção participativa de conceitos e ferramentas. 

Eu: Como surgiu a ideia de criar um programa educacional para apoiar na formação de Jovens?
Todos os organizadores passaram por momentos de questionamentos muito forte sobre a vida pessoal, profissional e educacional. Em sua graduação universitária (e mesmo antes) sentiram falta de momentos que trabalhassem as questões humana, social e cidadã de sua atuação na sociedade. Durante esse processo nasceu a vontade em todos de criar algo para contribuir de alguma forma para a formação de Jovens. Essa vontade era tão grande em todos que a sincronicidade da vida uniu esses sonhos para serem materializados através do PJT.
A ideia de criar o Programa inicialmente surgiu com o Daniel e Luis, que queriam criar um Programa com o jeito jovem, dinâmico, divertido, mas ao mesmo tempo profundo. Logo depois as sincronicidades foram acontecendo e Marcelo, Lucas e Carol, que também estavam cheios de vontade de trabalhar com Educação para Jovens, se uniram para concretizar o projeto.

Eu: Como funciona o Programa Jovens Transformadores?
PJT: O Programa hoje se divide em um Curso Modular e Oficinas Temáticas.
Durante os módulos do Curso Modular, que são complementares mas independentes, temos palestras, oficinas, vídeos, dinâmicas e debates, em cinco finais de semana (módulos) em imersão (de sexta a noite até domingo pós-almoço). Entre cada um dos 5 módulos, o espaço é de aproximadamente 2 meses.
É possível realizar um módulo de forma independente. Entretanto, a formação completa no curso se dá com a conclusão dos cinco módulos.
1 - Autotransformação, o equilíbrio interior e o meu caminho profissional
2 - O Jovem Colaborativo e as Organizações Contemporâneas
3 - Cidadania e diálogo: o jovem engajado e protagonista
4 - Conflitos no mundo contemporâneo: do equilíbrio interior à área profissional
5 - Planejando minha trajetória de vida para um impacto positivo na sociedade

 Tratando o jovem como ser integral

Já as Oficinas Temáticas foram construídas para aplicação em diversos ambientes, como escolas de ensino médio, programas de treinamento de jovens lideranças em empresas (trainee), cursos universitários, entre outros. São mais maleáveis, e utilizando a base de conceitos do Curso, se adaptam à linguagem necessária, à disponibilidade de tempo e ao ambiente em que se coloca o público participante.

Eu: Como foi criada a metodologia que utilizam nos cursos?
PJT: Criamos ambientes de aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento é construído de forma individual e coletiva, (re)descobrindo aprendizados, experiências e sensações. Exploramos o conhecimento por meio do caminho das experimentações e vivências. Modelos de educação democrática inovadores nos servem como referência e inspiração, tais como: a Escola da Ponte e o Projeto Âncora, de José Pacheco: a educação em valores humanos, do Instituto Sathya Sai Baba; e a educação emocional, de João Roberto de Araújo. Também propiciamos aos participantes um conjunto de ferramentas práticas que contribuem na formação de um agente de transformação social. Em um modelo de imersão, durante os encontros, vivenciamos palestras, oficinas, vídeos, dinâmicas, atividades artísticas e debates.
Os facilitadores tem função de criar ambientes propícios ao desenvolvimento pessoal e instrumentalização dos participantes, de uma forma bastante horizontal. 

Eu: O que vocês diriam que é o diferencial do PJT, além do conteúdo?
PJT: Acreditamos que um grande diferencial do PJT é que os Módulos são ministrados também por Jovens que estão em constante transformação, criando um ambiente de confiança e bem aberto para a evolução de todos, além do linguajar utilizado ser o mesmo dos participantes.

Eu: Onde acontecem os cursos?
PJT: Neste momento, o PJT está rolando em Ribeirão Preto e estamos planejando as turmas em outras cidades.
Em Ribeirão, o curso ocorre no Recanto Bossa Nova.   https://recantobossanova.com.br/

Teminado o bate-papo, segui encantada pela iniciativa, feliz por ver como temos pessoas que se mobilizam em prol de algo maior e melhor.  É muito gratificante ver jovens transformando sua realidade, ajudando jovens a se transformar e transformar o mundo. E você, o que tem feito para sua comunidade? Vale a reflexão.

O primeiro módulo da Segunda turma do Pjt vai começar ser no dia 2, 3 e 4 de Outubro.
Quem quiser saber mais é só acompanhar o PJT pela internet.
Site: https://www.jovenstransformadores.org/
Contatos: [email protected]
Fanpage: https://www.facebook.com/jovemtransformador?fref=ts

 Alegria ao término de mais uma dinâmica

E ainda, vale muito conhecer um pouco mais sobre cada um dos idealizadores do PJT!

DANIEL BELLÍSSIMO
É empreendedor, consultor e facilitador em iniciativas para o desenvolvimento humano sustentável, através do fortalecimento de grupos e a organização de novas formas de economia. Tem experiência em iniciativas de entidades sociais do terceiro setor, economia solidária, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo social. Co-fundador do Centro de Voluntariado Universitário, organização hoje atuante em mais de 10 cidades/universidades e da Co-Labora (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários). Adora jogar um futebol e ama conversas em profundidade, com quem quer que seja.

CAROLINE RODAS
Administradora, empreendedora e social media, desenvolve projetos que visam nutrir as relações humanas e as relações entre organizações e pessoas. Trabalhou com vendas e supervisão de equipes comerciais, mas se encontrou no marketing, principalmente digital. Coordenou projetos de extensão universitária junto à comunidade, nos quais se apaixonou por soluções criativas de educação para crianças e jovens. É fundadora da organização FaceMKT, empreendimento solidário focado em marketing digital e gestão de mídias sociais. Sempre atenta aos detalhes, ama criar ambientes e cuidar de pessoas para que possam encontrar sua paz.

LUCAS BATTISTETTI CAMPOS
Formado em Administração de Empresas, se especializou na área de marketing, onde atuou em diversas empresas. Largou o emprego para se dedicar a uma ideia que acreditava dar maior sentido para suas ações e fundou a Kausa, uma empresa de camisetas com estampas que expressam uma nova consciência de mundo.É fascinado por temas relacionados a espiritualidade e acredita que a real transformação passa a acontecer quando olhamos para dentro e entendemos como isso se reflete no nosso mundo externo.

 LUÍS FERNANDO IOZZI
É consultor e facilitador para o desenvolvimento de grupos, com foco no empoderamento comunitário, na participação cidadã e no desenvolvimento local. Já atuou em diversas regiões do país e tem experiência no trabalho com comunidades, conselhos municipais, empreendimentos solidários e escolas. É um dos fundadores do Programa Jovens Transformadores e um dos idealizadores do Observatório Cidadão de Piracicaba, iniciativa premiada nacional e internacionalmente. É mestre em Sociologia, com formação em Administração Pública. Seu violão é seu grande companheiro e ama conectar a arte com tudo o que faz.

MARCELO BORGES
Administrador e empreendedor, atuou como gestor/sócio-proprietário de um comércio varejista por 4 anos. Co-fundador do projeto Amigos em Ação e Programa Jovens Transformadores. Apaixonado por caminhos que levam as pessoas a uma reflexão mais profunda sobre Auto Conhecimento, desenvolve projetos que visam fomentar esse "olhar interior". Acredita ser a melhor forma para a conquista do equilíbrio pessoal, profissional e, principalmente, espiritual. Enxerga nos jovens, como ele, essa inquietação na busca por uma vida com mais sentido. Trabalhar com aquilo que ama e acredita é a meta. Espiritualista ecumênico, reikiano e curioso. Ama viajar, conhecer novas culturas e aprender com pontos de vista diferentes. Tem como lema: "A vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias"

Compartilhar: