O que é Administração Holística

O que é Administração Holística

Holístico vem da palavra “hólos”, do grego, e significa inteiro. Holística é sintetizar unidades em totalidades. Aristóteles na sua metafísica afirma que: O todo é maior do que a simples soma de suas partes.

Administrar holisticamente uma empresa é contextualizá-la em seu universo de participação e administra-la como um todo, entendendo o todo como maior que as partes.

Um organismo empresarial só faz sucesso continuadamente se suas partes conviverem em perfeita harmonia, se estiverem integradas e funcionando perfeitamente.

Para isso, é preciso considerar que a saúde das partes esteja perfeita em todos os sentidos.

É como “mens sana in corpore sano”. Se a cabeça da empresa, que é quem administra o negócio, não estiver em ordem, o corpo empresarial padece. Se os funcionários, que são membros do negócio, não estiverem bem, o organismo empresarial também padece. Se algum ou alguns departamentos não estiverem funcionando bem o todo padece.

Para isso não basta um empreendedor ser sucesso em alguma parte da empresa, como ter a habilidade de vender ou de produzir, se não contextualizar essa sua habilidade com as demais habilidades necessárias para funcionar.

É verdade que a maioria das empresas começa assim e se eu pudesse aconselhar todo empreendedor que não pertence a um grupo de pessoas hábeis em diferentes áreas, diria para ele começar pequeno, muito pequeno, para entender os mecanismos de funcionamento trabalhando em harmonia, para depois pensar em crescer. Mesmo que oportunidades apareçam.

Comprar, vender, produzir, administrar, conhecer o comportamento dos clientes e, fundamentalmente, entender de onde vem os lucros do negócio, são fatores preponderantes que só numa empresa pequena conseguimos enxergar seu verdadeiro funcionamento.

Outro aspecto importante é que as empresas são compostas por pessoas, que necessitam de muito mais do só trabalhar, vender mais, lucrar e vestir a camisa da empresa. Precisam estar saudáveis, em paz com suas relações pessoais, de bem com sua espiritualidade, com seus corpos saudáveis e suas mentes em estado de felicidade.

Colocar todos esses elementos funcionando harmonicamente e considerando o negócio como parte integrante de um mercado, uma comunidade, uma sociedade em um planeta é o desafio da administração holística.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto, fale comigo!

Pérsio Padovan

Consultor de empresas

[email protected]

 

Compartilhar: