Por que pagamos mais pelas coisas?

Por que pagamos mais pelas coisas?

Por que pagamos preços tão diferentes por produtos similares?  

Já reparou a diferença de preços entre os automóveis? E as roupas, os relógios, e coisas mais simples como produtos de limpeza, frutas, etc? 

Desde os primeiros anos das nossas vidas buscamos a valorização daquilo que fazemos e, para issosomos capazes de quase tudo. O que já não fizemos para poder obter uma boa nota na escola e, consequentemente, o respeito dos colegas? E para conseguirmos algum benefício como férias em lugares interessantes ou um simples elogio? 

O ser humano necessita de reconhecimento, preferencialmente o tempo todo. Assim agimos para conquistar o respeito e admiração das pessoas. Pense nas concessões feitas para a conquista de um grande amor. 

Pois bem, é justamente ai que reside uma das principais razões para pagarmos mais por coisas similares: O valor, não monetário, mas o que ele representa para nós.  

Quando compramos algo que julgamos de maior valor, estamos buscando concomitantemente a agregação de valor para nós. 

Nós pensamos em benefícios que os produtos podem nos proporcionar e esses têm um valor para nós que julgamos que serão de grande valor para os outros também. Assim, quanto mais valor, mais benefícios.  

Quando estamos dentro de um carro de valor ou usando um relógio de valor ou mesmo nos alimentando num restaurante de valor ou até aparecendo numa publicação de valor, isso nos valoriza perante as outras pessoas, pelo menos aquelas que têm os mesmos valores que nós. 

Não são as características que nos atraem aos produtos que consumimos e sim os benefícios. Não compramos relógios para ver as horas, não compramos camisas para agasalhar nossos corpos, não compramos automóveis como simples meio de transporte. Compramos os benefícios que esses produtos podem nos proporcionar como, a inserção em um seleto grupo de sucesso, a valorização daquilo que fazemos e principalmente a admiração ou o reconhecimento das pessoas. 

Já reparou que os produtos líderes de mercado em praticamente todos os segmentos de atuação são os mais caros? Pois é justamente aí que reside a nossa relação entre preço e valor. Achamos que se os produtos tem maior preço terão também maior valor, e isso é um fato, em quase todos os produtos. Se valerem mais, certamente custarão mais e mais nos valorizarão. 

E como se cria um produto ou serviço de valor?  

Bem, aí já são outros quinhentos... Criar produtos e serviços de valor depende de um complexo tempero entre gente de valor, em empresas de valor, com marcas de valor, ingredientes de valor, fornecedores de valor... Ufa! 

Na verdade é necessário um conjunto de atitudes e posturas por longos períodos que podem criar produtos e serviços de valor para os seus consumidores. E mais do que tentativas para se criar valor, atualmente os consumidores estão exigindo cada vez mais atitudes de valor

É um trabalho árduo, mas sempre compensa. O resultado se chama lucratividade e é claro o reconhecimento.  

É isso que você quer? 

 

Pérsio Padovan 

Estrategista de Vendas 

Padovan & Associados 

 

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