Falar é a melhor solução

Falar é a melhor solução

Você já ouviu falar do Setembro Amarelo? Sabe o que significa?

O Setembro Amarelo acontece desde 2014 e trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e conscientizar sobre suas formas de prevenção.

Sabemos que este tema ainda é tabu em nossa sociedade e, portanto, muito pouco falado e discutido. Um tabu como este, arraigado em nossa cultura, não desaparece de um dia para o outro.

Precisamos falar, refletir, discutir políticas sobre o assunto, conscientizar nossos colegas de trabalho, amigos, familiares, para que a prevenção seja realizada.

Muitas pessoas acreditam que não devem falar sobre suicídio, pois isso poderia aumentar o risco. No entanto, falar com alguém sobre o assunto tem o efeito contrário, pois pode justamente aliviar a angústia que esses pensamentos trazem e ser um fator de proteção contra o suicídio.

Lembrando sempre que o mais indicado é buscar ajuda profissional, pois o psicólogo e/ou psiquiatra saberá como manejar casos de ideação e planejamento suicida, promovendo a rede de apoio necessária para o paciente.

Coloco a seguir para conhecimento de todos a cartilha "Suicídio: informando para prevenir" realizada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria que explica como abordar um paciente, de que forma as doenças mentais podem estar relacionadas ao suicídio, fatores psicossociais e dados atualizados sobre o tema.

www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14

VAMOS FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO!

PREVENIR NUNCA É DEMAIS!

Compartilhar: