Quando a boca cala, o corpo fala

Quando a boca cala, o corpo fala

Já ouviram essa frase? Aposto que sim! 
Frases desse tipo já se tornaram senso comum, mas nos alertam para algo muito importante de prestarmos atenção. Muitas vezes nos esquecemos que somos um corpo interligado com uma mente e, que bom que somos assim! Afinal, o que muitas vezes nossa mente não dá conta de processar, elaborar e "digerir", o nosso corpo mostra como um sinal de alerta de que algo não vai bem. Por exemplo: a febre. A febre é extremamente importante, pois mostra que há um processo inflamatório se desenvolvendo e, por meio deste sintoma, podemos nos cuidar.

Em relação ao nosso psíquico é a mesma lógica. O que uma pessoa às vezes não conseguiu expressar em determinado momento, seja sua opinião ou algo que fizeram que te magoou e, portanto, não simbolizou e não conteve na própria mente, pode manifestar-se pela via corporal como uma dor de cabeça, dor de estômago, tensão nos ombros, tiques, entre outras milhares de possibilidades.

Quando o indivíduo consegue ter maior contato consigo mesmo e percebe melhor seus sentimentos, emoções e mágoas não elaboradas, há a possibilidade de encontrar vias mais saudáveis de expressão do sofrimento psíquico. A psicoterapia pode auxiliar neste processo, pois leva o indivíduo à reflexão e ao desenvolvimento da capacidade de sentir e pensar suas próprias emoções.

Mas, você pode estar se perguntando: Por quais motivos alguém busca psicoterapia?

E aposto que já ouviram alguma das seguintes frases: "Ah, psicólogo é só pra gente doida", "Eu não tenho dinheiro, só ricos conseguem fazer terapia", "Não preciso disso, posso conversar com um amigo."

Essas falas estão carregadas de mitos e pré-conceitos. Primeiramente, buscar psicoterapia é um sinal de saúde mental, pois mostra que a pessoa se observa e identifica que algo pode estar diferente do habitual e que necessita de tratamento. Essa necessidade pode ser devido a algum incômodo, insatisfação ou angústia que se manifesta por meio de sintomas, por exemplo de ansiedade, depressão, fobias, distúrbios alimentares, estresse, entre outros.

O indivíduo pode, ainda, buscar psicoterapia não porque tem um problema específico, mas para ampliar seu autoconhecimento, desenvolver habilidades pessoais e encontrar formas mais saudáveis de se relacionar com as outras pessoas (filhos, cônjuges, amigos, colegas de trabalho) e consigo mesmo.

Além disso, hoje há diversas oportunidades de acesso à psicoterapia, tanto na saúde pública em núcleos de saúde e ambulatórios, quanto na privada por meio de convênios e associações que fornecem o tratamento a valores mais acessíveis.

E, para finalizar, como é bom ter amigos com quem conversar! Uma rede social ampla com certeza nos ajuda no dia a dia. No entanto, você realmente pode falar tudo o que pensa e sente para um amigo? Este amigo vai conseguir ajudá-lo a entender o que está acontecendo em seu mundo interno? Para complementar esta explicação, coloco aqui um vídeo de apenas 3 minutinhos que fala sobre a psicoterapia de uma forma bem interessante.

 

 

Até o próximo post!

Boa semana a todos!

Compartilhar: