Querido janeiro

Querido janeiro

E não é que 2017 já começou? E começou trazendo uma discussão muito importante sobre a promoção de nossa saúde mental. Vocês já ouviram falar da Campanha Janeiro Branco? Sabem do que se trata?

Pois bem, esta é uma campanha que busca mostrar às pessoas que elas podem ser ativas na construção de uma vida mais saudável e feliz. Para isso, a campanha conta com cinco objetivos, os quais são:

- Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

- Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;

- Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

- Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

- Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

A partir disso, fiquei pensando sobre a dádiva que temos de nosso tempo ser cortado em fatias, como sabiamente escreveu Roberto Pompeu de Toledo e, desta forma podermos "industrializar a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão até que entra o milagre da renovação, (que seria nosso querido janeiro) e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que vai ser diferente". Parece às vezes até muito simples essa questão, visto que muitos podem dizer que é apenas uma ilusão de que algo vai realmente mudar com a troca de ano. No entanto, sendo algo ilusório ou não, o que penso é que de fato essa mudança faz muito bem para nós, seres humanos. Sinto que é como se houvesse uma respirada mais profunda entre Dezembro e Janeiro e, com isso, conseguimos um fôlego maior para lidar com a vida e suas nuances.

Assim, Dezembro costuma ser um mês muito intenso com muitos fechamentos, confraternizações, reuniões com amigos e familiares e, como não poderia deixar de ser, toda finalização envolve uma boa quantia de sentimentos, emoções e energia. Portanto, Janeiro pode vir com alguns "sintomas de ressaca" por ser um mês em que ainda estamos envolvidos com os sentimentos aflorados em Dezembro, mas também parecemos ser impulsionados para o novo e para o que vem junto a ele.  É, então, um mês que mexe muito com as nossas emoções e sentimentos, com as nossas relações, sejam profissionais ou pessoais e que costuma vir acompanhado de novos objetivos, antigos sonhos coloridos com nova tonalidade, motivação fresquinha para por em prática planos que estavam apenas no papel e, desta forma, tentativas de realizar algo novo e diferente.

Mas será que isso acontece num toque de mágica? Apenas por mudar o ano? Ah, que fácil seria, não é mesmo?

Sabemos que nada nesta vida vem de graça, principalmente quando saímos do mundo de fantasias da infância e entramos na vida adulta. Por isso, a campanha Janeiro Branco vem reforçar a importância de sermos pró ativos em busca de nossa felicidade. Não basta o ano mudar, nós temos que mudar. E essa mudança não vem de fora, mas sim de dentro, ao olhar-se com cuidado e começar a se conhecer.  Nesta empreitada em busca do autoconhecimento, muita coisa pode acontecer, pois ao olharmos para dentro de nós muitos pontos que antes eram cegos passam a ser iluminados, alguns "fantasmas" internos que possuímos podem continuar nos assustando por um tempo, mas temos a oportunidade de conhecê-los, encará-los e não mais fingir que não existem. Só assim conseguimos sair da zona de conforto do que já foi vivido no ano que se passou e, de fato, conseguimos provocar mudanças no ano que se inicia.

A psicoterapia nada mais é do que passar por esse processo trabalhoso e ao mesmo tempo encantador acompanhado de alguém preparado, interessado em conhecer esse mundo psíquico com cuidado, carinho e gentileza, estando embasado em uma teoria e técnica específica e trabalhando de forma ética e respeitosa.

Portanto, espero que em Janeiro possamos começar de dentro, olhando para o que somos, o que construímos até o momento, sendo gratos por cada vivência que nos fez chegar até aqui e, a partir disso, possamos buscar uma vida mais saudável e conectada com o que é mais verdadeiro em cada um!

Quem tiver interesse em saber mais sobre a Campanha Janeiro Branco, tem bastante conteúdo interessante no site https://www.janeirobranco.com.br/.

Até o próximo post!

Compartilhar: