Dos Jogos Pan-Helênicos as Olimpíadas

Dos Jogos Pan-Helênicos as Olimpíadas

Começa hoje (05 de agosto de 2016) o maior evento esportivo mundial, os Jogos Olímpicos, então acredito que vale a pena saber a origem histórica dele.

Os primeiros Jogos Olímpicos, de verão, organizado por pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) ocorreu em Atenas, capital da Grécia, no ano de 1896, este evento é considerado o primeiro Jogos Olímpicos da Era Moderna, mas eu quero recuar ainda mais no tempo.

A ideia de congregar diferentes povos em torno de competições, nasceu na Grécia Clássica, os registros mais antigos destes eventos datam de 776 a.C, mas provavelmente estes jogos já aconteciam bem antes.

Quando nasceram estas competições elas se chamavam Jogos Pan-Helênicos e serviam para cultuar os deuses gregos, exaltar os grandes cidadãos do período e por pelo menos um período, acabar com os conflitos entre as várias pólis.

Os jogos Pan-Helênicos dividiam-se em quatro:

Jogos Olímpicos: realizados a cada quatro anos em homenagem a Zeus, normalmente nas cidades de Olímpia e Elis;

Jogos Píticos: realizados também a cada quatro anos, sempre dois anos depois dos Jogos Olímpicos, em homenagem a Apolo, sempre na cidade de Delfos;

Jogos Nemeus: realizados de dois em dois anos, nas cidades de Nemeia e Corinto, em honra a Zeus e Herácles;

Jogos Ístimicos: realizados em intervalos de dois anos, nas cidades de Istima e Sicião, em homenagem a Poseidon.

Diferentemente do espirito de congraçamento dos atuais Jogos Olímpicos, os Jogos Pan-Helênicos não eram abertos a todos, só podiam participar deles cidadãos do mundo grego, razoavelmente ricos, uma vez que transporte, alojamento, treinos e equipamentos eram pagos por conta própria. Os estrangeiros e as mulheres, que segundo a tradição das pólis gregas não eram consideradas cidadãs, não tinham permissão de participarem dos jogos e até para assistir existia uma estranha restrição, só as virgens tinha permissão de entrar nos estádios para assistirem os jogos.

Outro ponto curioso é que em todas as modalidades esportivas, com exceção da corrida de quadriga (espécie de carroça puxada por quatro cavalos) os participantes disputavam as competições nus, até mesmo nas lutas de boxe e no salto em comprimento o uso de roupas era vetado.

Comparando o início dos Jogos Olímpicos com o atual modelo é notória a evolução, não só de equipamentos, de resultados, de estrutura e organização, mas principalmente na ideia de união entre os povos.

Mais do que um legado urbanístico para a cidade do Rio de Janeiro, que os Jogos Olímpicos de 2016 possam levar a humanidade a refletir sobre os rumos que estamos tomando, que possamos, conjuntamente, combater o ódio, a violência, o sectarismo, a intolerância e o preconceito e possamos nos mirar nos atletas em busca de uma sociedade mais harmônica e justa para todos os povos.

Compartilhar: