Ensino híbrido

Ensino híbrido

Olá meus amigos.
Como qualquer profissional o educador tem que permanecer sempre atualizado, estar em constante aperfeiçoamento e manter a mente aberta a novas experiências e possibilidades.
E por falar em novas possibilidades pedagógicas, uma das mais recentes práticas é o chamado ensino híbrido.
Entende-se por ensino híbrido (blended learning) um método que busca a personalização do processo de aprendizado alternando momentos em que o aluno estuda sozinho - normalmente em ambientes virtuais - e em grupo.
Ao aliar tecnologia com a possibilidade de criação colaborativa, o ensino híbrido busca atender as necessidades do aluno contemporâneo. Nossos alunos, inegavelmente são mais tecnológicos e colaborativos, não é a toa que as redes sociais são uma febre, até mesmo entre nós imigrantes digitais, todos querem compartilhar algo, inclusive conhecimento, está acabando a era do conhecimento individual, as novas gerações entendem que o conhecimento é um produto do convívio humano e que, portanto não existe um único dono, um único criador de conhecimento.
Há diversas maneiras de por em prática esta metodologia, uma das mais usuais é dividir a sala de aula, ou o ambiente de estudo, em várias estações (ilhas) e em cada uma elencar uma atividade e/ou conteúdo diferente, mas complementar, e em pelo menos uma delas inserir uma plataforma digital. Após montar a sala nesta disposição, dividir os alunos, em grupos, e os mesmos passarão pelas estações, e assim vão adquirindo o conhecimento proposto pelo professor, que atuará como mediador deste processo.
Com esta técnica o aluno fica mais atento, uma vez que será levado a caminhar, a discutir e a produzir, saindo do comodismo das aulas expositivas, nas quais ele não precisar nem pensar, basta ficar quieto e fingir entender, só um detalhe, para que esta técnica seja bem utilizada é importante que os alunos já possuam algum conhecimento prévio sobre o assunto a ser estudado.
Para aprofundar mais no assunto e estudar outras dinâmicas proponho a leitura do livro Ensino Híbrido, Personalização e Tecnologia na Educação, escrito por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi e Fernando Mello Trevisani, publicado pela Editora Penso.

Obrigado e até a próxima.

Compartilhar: