Como está a Gestão do Orçamento Pessoal? Vejam o que revela a pesquisa SPC Brasil e CNDL!

Como está a Gestão do Orçamento Pessoal? Vejam o que revela a pesquisa SPC Brasil e CNDL!

Caras/os Leitoras/es,

Uma pesquisa anual realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela alguns dados do perfil do brasileiro, quando o assunto é “Gestão do Orçamento Pessoal”, referida pesquisa está disponível em (https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/2453).

A pesquisa revela em relação ao quadro acima:

⇒       “No que diz respeito ao controle dos ganhos e gastos, os resultados mostram que pouco mais da metade dos  entrevistados faz a tarefa de maneira sistemática (50,9%), sendo que o caderno de anotações/agenda/no papel é o meio mais utilizado (31,6%, aumentando para 41,2% entre as mulheres e 34,2% na Classe C/D/E). Em seguida, aparecem a planilha no computador (14,9%, aumentando para 18,5% entre os homens e 33,6% na Classe A/B) e o aplicativo de celular (4,4%). Em contrapartida, 48,5% não fazem um controle sistemático. Neste caso, 27,4% afirmam fazer de cabeça (aumentando para 32,2% entre os homens), enquanto 2,3% dos entrevistados dizem que outra pessoa faz por eles e 18,8% não têm nenhum registro ou controle (com aumento de 5,4 p.p em relação a 2015), principalmente na faixa etária de 35 a 54 anos (24,6%) e na Classe C/D/E (20,8%).”

Notem, ainda há um grande percentual da população que não realiza quaisquer controles de ganhos e gastos, fato que é bastante preocupante, pois a falta de controle maximiza a possibilidade de endividamento acima da capacidade de pagamentos das pessoas, desencadeando eventuais problemas de relacionamento, estresse, baixa auto estima, além de sintomas afins.

A pesquisa chega a algumas conclusões, são elas:

►“Considerando apenas aqueles realizam um controle efetivo, a pesquisa mostra que nem sempre as atitudes são coerentes com o discurso: 41,4% não registram suas reservas financeiras para poupança ou outros investimentos. 31,1% não registram os gastos com itens supérfluos, enquanto 23,8% não registram seus rendimentos e 22,5% não anotam os gastos extras. A exceção neste cenário fica por conta dos gastos fundamentais, os quais são anotados por 95,2% da amostra. “

“58,2% têm alguma dificuldade para fazer o controle dos ganhos e gastos mensais, sendo que a maior delas é reunir todas as informações/ recordar de todos os pagamentos em dinheiro, ou seja, aqueles gastos que não estão no extrato bancário (19,7%). Outros 17,3% mencionam a barreira relacionada à disciplina para registrar os gastos e renda com regularidade, sempre deixam para anotar depois.”

“Dentre os que não realizam o controle financeiro, a falta de hábito/disciplina de controlar todos os gastos é a principal justificativa (44,7%), seguida do fato de não ter um rendimento fixo por mês/não saber exatamente quanto ganha por mês (18,9%) e de não achar importante/necessário (11,4%). “

“Quando o orçamento mensal não é suficiente para pagar todas as contas, a principal atitude é mudar alguns hábitos de consumo, comprar coisas mais baratas e fazer mais pesquisas de preço para economizar (46,9%), enquanto 30,1% fazem cortes no orçamento, como em gastos no supermercado, TV por assinatura, entre outros e 24,4% fazem uso das reservas financeiras. “

Na próxima semana, trago outras dicas e mais informações sobre o assunto.

Compartilhar: