Mudanças na Aplicação – Tesouro Direto – Facilitam a vida dos Investidores !

Mudanças na Aplicação – Tesouro Direto – Facilitam a vida dos Investidores !

Caras/os Leitoras/es,

Segundo matéria divuldada na Agência Brasil de Comunicação, disponível em (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-12/mudancas-podem-facilitar-aplicacoes-no-tesouro-direto), o governo federal lançou no dia 01/12/2016: “um aplicativo oficial para facilitar as operações no Programa Tesouro Direto, destinado a pequenos investidores. A ferramenta faz parte da “segunda onda” de melhorias com o objetivo de tornar mais fáceis, acessíveis e seguras as operações, com início ocorrido em 03/12/2016”.

A “primeira onda” ocorreu em março de 2015 e tratava da alteração dos nomes dos títulos, atrelando-os aos seus indexadores ou índices referência, para facilitar a vida dos investidores.

Nesta “segunda onda” a mudança ocorre na disponibilização da aplicação via celulares: Aplicativos de celular podem ser uma boa alternativa para quem tem dificuldade em aplicar no Tesouro Direto, que tem sido indicado por analistas de finanças como uma das melhores opções para a poupança. Inicialmente, a novidade estará disponível de forma gratuita apenas para sistemas Android. Os investidores poderão realizar todas as transações como investimentos, resgates, agendamentos e consulta de extrato.”

Ainda segundo a EBC: “O investidor poderá cadastrar ainda o telefone celular no site do Tesouro Direto para receber informações por meio de SMS (Serviço de Mensagens Curtas), que avisará sobre as operações, disponibilizará o extrato e notificará sobre a cobrança de taxas. O investidor receberá também as informações por e-mail.”

Outra mudança que promete facilitar a vida dos investidores do Tesouro Direto é em relação ao extrato, ou seja, segundo a EBC: O extrato passará a ter um melhor visual, didático e intuitivo, com um gráfico para mostrar a evolução do valor da aplicação de investimentos realizados a partir de 2015. O investidor poderá ainda participar de um curso online gratuito, desenvolvido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), para aprender como investir no Tesouro Direto.”

Para se ter uma ideia da popularidade que essa modalidade de aplicação financeira vem ganhando junto aos investidores, apresento o gráfico com o crescimento dos investidores cadastrados e ativos, disponível em (https://www.tesouro.gov.br/documents/10180/505727/Balan%C3%A7o+TD+-+Outubro+16.pdf/de351f72-eac0-47ab-9b9d-9a4cd0eae92c).

Notem, os investidores cadastrados em abril de 2014 eram pouco mais de 390 mil e atualmente são 1,024 milhão. Em relação ao investidores ativos, que em abril de 2014 eram aproximadamente 105 mil, em outubro de 2016 passaram para mais de 360 mil.

Tesouro Direto – Conheça – Invista !!!

Na próxima semana, apresento mais informações sobre o Tesouro Direto.

Compartilhar: