Qual é a melhor alternativa: Pagar à Vista ou a Prazo - IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito?

Qual é a melhor alternativa: Pagar à Vista ou a Prazo - IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito?

Caras/os Leitoras/es,

As questões financeiras de 2017 estarão intimamente ligadas com as tomadas de decisões desses 2 primeiros meses do ano, ou seja, vocês podem optar por  novos hábitos financeiros para proporcionar melhorias gerenciais em suas contas,  ou continuar com os antigos hábitos de descontrole sistemático.

Se não houver reservas para pagar à vista, como proceder?

1) IPVA - São Paulo está concedendo para 2017 os mesmos 3% de outros anos, para pagamento à vista ou, sem desconto em 03 vezes (janeiro, fevereiro e março), ou ainda, sem desconto em parcela única para fevereiro;

2) IPTU – há descontos diferenciados entre as cidades, no caso de Ribeirão Preto, é concedido 10% para pagamento à vista ou sem desconto em 12 vezes (janeiro a dezembro);

·         Caso seja necessário utilizar empréstimos bancários, pague os impostos (IPVA/IPTU) parcelados e recorra aos empréstimos quando do vencimento das parcelas. “CORRAM” do CHEQUE ESPECIAL, os juros dessa modalidade são ALTÍSSIMOS (IMPAGÁVEIS NO LONGO PRAZO), de preferência aos empréstimos parcelados ou consignado em folha de pagamento, eles possuem juros menores.

3) Material Escolar – neste caso a política de desconto/parcelamento varia conforme a livraria/papelaria escolhida, o ideal é cotar preços ou fazer compra coletiva (reunindo vários pais);

·         Utilize ao máximo o parcelamento da livraria/papelaria, se não houver juros, caso tenha juros, compare-os com o do banco e opte pelo menor.

4) Fatura do cartão de crédito com as compras/viagens e despesas das Festas de Final de Ano;

·         TENHAM CUIDADO COM O PAGAMENTO MÍNIMO DA FATURA DO CARTÃO, dependendo dos juros a dívida se torna “ETERNA”. A melhor opção é recorrer aos empréstimos parcelados ou consignados em folha de pagamento, com juros menores, para liquidar a fatura integralmente.

Vejam, se vocês não tiverem reservas para pagar à vista, o fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos) ao longo de 2017 ficará comprometido com o  pagamento das parcelas do IPVA, IPTU, Material Escolar e Fatura do Cartão de Crédito, além dos compromissos fixos mensais (água, luz, telefone, condomínio, aluguel, supermercado, mensalidades escolares, etc.).

Para aqueles que possuem reservas, NÃO HÁ DÚVIDA: PAGUEM Á VISTA todas as contas deste início de ano e continuem mantendo a política de constituírem estas “reservas”, “fundo de caixa”, “economias” (coloque o apelido que quiser), porém, sem estas a vida financeira durante o ano fica bastante comprometida.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: