Retorno e  desempenho

Retorno e desempenho

Com auxílio da genômica, programa desenvolvido entre ANCP e Embrapa Cerrados identifica melhores animais em relação à maciez da carne

A partir do tripé formado por genética, nutrição e manejo, o produtor consegue desenvolver um rebanho bovino comercial com melhor valor agregado, tanto em relação à precocidade no abate quanto à maciez da carne. Este é o principal objetivo do trabalho desenvolvido pela Embrapa Cerrados, com apoio da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), entre outros parceiros. 



Ricardo Rivas, zootecnista e consultor da ANCP, explica que o trabalho é desenvolvido com a ajuda da genômica, que identifica os melhores animais. A partir daí, são selecionados os multiplicadores para melhoria do rebanho. Com isso, o produtor consegue antecipar o abate, que pode acontecer por volta dos 24 meses, 12 meses antes do que costuma acontecer nos métodos convencionais de criação. 

O programa, segundo o consultor, serviu para nortear o trabalho que tem a finalidade de oferecer ao associado o melhor retorno e desempenho dos animais, agregando valor tanto no rebanho comercial quanto no desempenho de genética”, declara Ricardo. Para Cláudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa, a questão é mostrar que essa tecnologia está disponível para os consultores da ANCP, parceira do órgão há muitos anos. “Apresentamos o estado da arte, ou seja, como estamos hoje em relação à maciez da carne”, destaca o pesquisador. 

Compartilhar: