Histórias de superação

Histórias de superação

Dando continuidade à sua campanha de aniversário, a Revide reuniu 30 convidados para dar um toque de humanidade ao tema inclusão

É, no mínimo, incoerente constatar que, em uma sociedade que se orgulha por ser tão evoluída, conectada e globalizada, uma simples menção ao termo deficiência ainda cause tamanho incômodo. Mesmo que seja, muitas vezes, velado, o preconceito é uma dura realidade, sentida, diariamente, por quem possui algum tipo de limitação física ou mental. Se essas pessoas tivessem a capacidade de deixar o julgamento de lado e se permitissem enxergar além, talvez compreendessem que a falta de naturalidade para encarar as diferenças é que deveria ser considerada um verdadeiro problema da humanidade. Foi pensando em oferecer essa oportunidade para os leitores que a Revide decidiu abordar, na campanha comemorativa de 30 anos, o tema Inclusão.

Depois de divulgar alguns conteúdos específicos sobre o assunto no decorrer dos últimos meses, a revista queria encerrar esse projeto em grande estilo. A ideia era ousada: reunir 30 convidados, com diferentes deficiências, que aceitassem compartilhar suas histórias. Desafio dado, desafio aceito. Um minucioso levantamento foi realizado para compor a lista. As entrevistas feitas pelo telefone, por e-mail ou por mensagens pelas redes sociais, traziam lições de vida. Os personagens mencionaram as sequelas deixadas pelas doenças ou pelos acidentes sofridos, mas esse é apenas um pequeno detalhe. O foco dos depoimentos é a superação. Sim, uma mulher com prótese na pena pode dançar. Sim, um jovem cego pode ingressar em uma faculdade e se destacar no curso de Direito. A rotina deles é normal, como a de todo mundo. Ultrapassam os obstáculos que surgem pelo caminho, buscam a concretização de sonhos e, principalmente, são felizes.

Apresentar esses personagens, que não se conformam em desempenhar um papel de vítima, exigia um cuidado especial, não só nos textos, mas também nas imagens. A tarefa ficou sob a responsabilidade de Lidia Muradás que, com um olhar sensível, capturou momentos que falam por si só. A causa é tão importante, e o resultado ficou tão bom, que o projeto foi ampliado. Em breve, os retratos estarão expostos em locais estratégicos da cidade. O público também terá a chance de conferir um vídeo com cenas captadas pela equipe da TV Unaerp durante as sessões de fotos. 
A Revide convida a todos para aderirem, de fato, ao movimento da inclusão. Caso ainda não tenha se convencido, acesse a editoria Especial Inclusão com o coração aberto e esteja pronto para fortes emoções. 


FICHA TÉCNICA:

Realização: Revista Revide
Fotos: Lidia Muradás
Assistentes de fotografia: Sté Frateschi e Hélida Magalhães
Textos: Paula Zuliani 
Captação de imagens: TV UNAERP 
Agradecimento: Prof. Flávia Martelli (coordenadora da Tv Unaerp), Carolina De Santi, Mariana Andrade, Felipe Valezi, Irys Dufner, Gabriela Moreira, Vitoria Borgi, André Coutinho, Rafaeli Custódio, Hugo Sedassare, Diego Domingues, Jacomeli Júnior, Lígia Águila, Marcelo Guerreiro e Fábio Mozer
Edição: Walmir Guerra 
Tradução em libras: Flaidiane Joana Viana dos Santos 
Audiodescrição: ADEVIRP
Apoio: Unaerp , Shopping Iguatemi e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Criação: Agência MOV 
Plotagem: Sign.com
Montagem: Studio 1

Compartilhar: