Tradição e modernidade à mesa

Tradição e modernidade à mesa

A típica ceia de Natal ganha versões atualizadas, repletas de novidades deliciosas para deixar a comemoração ainda mais especial

O Natal é uma das festividades mais aguardadas do ano. A celebração, que acontece na virada de 24 para 25 de dezembro, é repleta de simbolismos, encanto e magia, além do forte caráter religioso, pois marca o nascimento de Jesus Cristo. Porém, não são apenas os cristãos que se mobilizam para comemorar essa data especial. O Natal acabou ultrapassando todas as barreiras, inclusive as do credo, e se transformou em um delicioso motivo universal para reunir a família e os amigos (Veja receitas abaixo)

A forma com que a confraternização é realizada pode ser bem eclética. Não existem regras pré-estabelecidas. Tudo depende da cultura e também das características particulares de cada anfitrião. Entre tantas diferenças, existe uma semelhança que se destaca: esses encontros, geralmente, têm como cenário uma bela mesa onde a ceia é a protagonista.

A variedade de pratos que compõem o jantar impressiona. Há opções para todos os gostos, da entrada à sobremesa. O cardápio é composto por diversas iguarias típicas dessa comemoração. Marta Regina de Paula, da City Pão, cita algumas delas. “Os clientes adoram os nossos produtos temáticos, como as rosquinhas húngaras e a árvore de Natal feita com bolo de brownie”, revela a empresária. Mas, nesse banquete, também tem espaço de sobra para quem quer inovar. O tradicional e a modernidade se complementam de forma harmônica e saborosa.

O panetone, por exemplo, é uma dessas receitas bem características, que adoçam o paladar com frutas cristalizadas, chocolate ou castanhas na massa. Fazendo pequenos ajustes nos ingredientes selecionados, é possível obter um resultado bem diferente. “O panetone salgado é muito saboroso. Temos diversos recheios: tender, brócolis com quatro queijos, frango com catupiry, linguiça de Dumont com queijo coalho, torresmo, calabresa, tomate seco e muito mais”, comenta Marta. Atuando na área de panificação há 18 anos, a City Pão fica ainda mais movimentada e cheia de novidades nesta época do ano. “O Natal é uma data muito significativa, onde a família está unida para celebrar o nascimento do menino Jesus. Ficamos felizes por, de alguma forma, fazer parte da ceia dos nossos clientes”, afirma Marta.

Outra dica para surpreender os convidados é fazer uma mudança no prato nobre da ceia. Ao invés de peru, chester, tender e pernil, o gastrônomo e diretor do Sabor de Família Congelados, Caio Tonello Vieria, sugere um filé mignon recheado com parmesão e damasco, guarnecido de batatas ao molho de queijos. “Essa combinação é deliciosa e atende muito bem às pessoas que preferem carne vermelha e não consomem a carne de porco”, justifica Caio. A receita é uma das atrações do cardápio montado pela empresa especialmente para o Natal, que inclui prato principal, acompanhamentos e sobremesas.

O serviço foi desenvolvido para suprir a demanda crescente por ceias prontas. Segundo Caio, atualmente, o público preza bastante pela praticidade. A ideia é diminuir os afazeres para aproveitar ao máximo essa noite agradável de comemoração. “Nessa data, reunimos as pessoas queridas em volta de uma mesa para bater papo e saborear diversas delícias. Não se pode perder tempo preso ao fogão. Cozinhamos com amor. Todo esse sentimento é colocado em cada prato produzido e é transmitido a todos aqueles que o consomem. Saber que nossas receitas vão deixar esse momento ainda mais gostoso é extremamente gratificante”, ressalta o gastrônomo.

Um doce Natal

Mesmo com tanta fartura durante o jantar, é preciso se controlar e reservar um espacinho para as sobremesas. Bonitas e saborosas, elas enfeitam as mesas e encerram a festa com chave de ouro. O empresário da gastronomia, Renato Aguiar, tem uma recomendação imperdível para quem ainda está em dúvida sobre o que preparar: Pudim Imperial. “Essa é uma das receitas mais antigas da minha família feita, basicamente, para a ceia de Natal. Minha bisavó era quem preparava. O pudim é de origem portuguesa, com ovos e frutas cristalizadas, algo bem apropriado para o rigoroso inverno europeu. Fizemos alguns ajustes que mantiveram a essência, mas tornaram o prato um pouco mais compatível com o clima brasileiro. Usamos, por exemplo, frutas cristalizadas mais leves e diminuímos a quantidade de castanhas”, explica o empresário.

A torta de cheesecake com frutas vermelhas é outra opção interessante. A receita, que faz sucesso o ano inteiro, pode contribuir para enriquecer a ceia natalina. “Essa é uma sobremesa leve e sofisticada, que agrada a quase todos os paladares. A combinação do cream cheese e das frutas vermelhas é inigualável, perfeita para adoçar uma celebração tão alegre, brilhante e repleta de esperança como o Natal”, enfatiza a chef patissier e proprietária da Iceland, Juliana Lemos Bernardes Achite, ao lado da irmã e sócia, Marcela. Por isso, esse é um dos produtos mais procurados na confeitaria, que ainda tem mais sobremesas de dar água na boca, como os panetones recheados, o bolo de Natal e o bolo mousse de chocolate, feito com o puro chocolate belga, campeão de vendas.

Para o chef André Ferreira, essa celebração é uma oportunidade para estar entre familiares e amigos, conversar despreocupadamente e se fartar com boas comidas e bebidas. Disposto a inovar o cardápio da festa, ele criou uma sobremesa sob medida para os apaixonados por chocolate. “Na minha família, sempre comemos castanhas portuguesas no Natal. Além disso, todos nós também adoramos chocolate. Um dia, decidi unir esses dois ingredientes em uma receita. Agora, todo ano, tenho que repetir a dose”, comenta André.  A taça de chocolate e castanha portuguesa é simples de fazer, mas tem um toque de sofisticação que conquista até os convidados mais exigentes. “Vale a pena experimentar”, finaliza o chef.

RECEITAS-RECEITAS-RECEITAS-RECEITAS-RECEITAS-RECEITAS

PANETONE SALGADO

Ingredientes para a massa

300g de farinha de trigo especial
300 ml de água
50 g de fermento biológico

Misturar os ingredientes para fazer a esponja (primeira fermentação) e deixar descansar por 10 minutos

1,7 kg de farinha de trigo especial
700 ml de água
300 g de margarina específica para bolo
40 g de sal
40 g de açúcar refinado
180 g de gemas
Juntar esses ingredientes e bater até a massa ficar em ponto de véu

Ingredientes para o recheio

400 g de presunto em cubos
400 g de queijo provolone em cubos
150 g de cebola picadinha
5 g de pimenta do reino
10 g de orégano
50 ml de azeite de oliva
10 g de cheiro verde
30 g de tomate seco

Misturar todos os componentes do recheio na massa. Dividir o conteúdo em formas para assar. A quantidade deve ser de, aproximadamente, 300 g em cada uma delas. O rendimento para essa receita é de 14 unidades. Deixar a massa descansar até dobrar de tamanho, o que vai levar, em média, duas horas. Colocar as formas em um forno a lastro, que possui um aquecimento de baixo para cima, a 150º, por 36 minutos.

FILÉ MIGNON RECHEADO COM PARMESÃO E DAMASCO, GUARNECIDO DE BATATAS AO MOLHO DE QUEIJOS

Ingredientes para a carne

1 filé mignon inteiro
80 g de damasco
180 g de parmesão
25 g de sal
10 g de alho
5 g de molho de pimenta
50 g de vinho branco

Ingredientes para as batatas

600 g de batata descascadas
250 g de creme de leite fresco
12 g de alho
25 g de azeite extravirgem
sal e noz moscada a gosto

Perfurar o filé com uma faca e rechear com o parmesão e o damasco. Temperar usando sal, alho, pimenta e vinho. Assar por 45 minutos no papel alumínio, que depois deve ser retirado. Polvilhar parmesão ralado e deixar dourar. Cozinhar as batatas em água salgada e reservar. Fritar o alho picado no azeite, juntar o creme de leite e os queijos. Deixar ferver e temperar com sal e noz moscada a gosto. Juntar as batatas ao creme e servir junto com o filé mignon.

PUDIM IMPERIAL

Ingredientes para o bolo inglês com coco

10 ovos
300 g de manteiga
4 copos americanos de açúcar
500 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 e ½ vidro de leite de coco (200 ml)
1 pitada de sal

Bater bem as gemas, o açúcar e a manteiga. Intercalar com a farinha, o leite de coco e as claras em neve. Assar o bolo em uma forma média, de 50 cm x 30 cm, e deixar esfriar. Partir este bolo ao meio, cortando-o em fatias largas.

Ingredientes para a gemada

8 ovos
½ litro de leite
1 copo de açúcar refinado
½ copo de vinho branco moscatel ou outro similar

Molhar os pedaços de bolo na gemada. Deixar 500 g de frutas secas variadas (cereja, ameixa, laranja, pera) e nozes dentro de uma vasilha com dois copos de vinho para que hidratem. Para armar a torta, intercalar o bolo molhado na gemada e, em seguida, os punhados de frutas até finalizar. Colocar para assar por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes para a baba de moça

500 g de açúcar
2 vidros de leite de coco
6 gemas

Fazer uma calda com o açúcar e o leite de coco. Misturar as gemas. Jogar a baba de moça por cima da torta. Enfeitar com frutas cristalizadas.

TORTA CHEESECAKE DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes para a massa

2 pacotes de biscoito
Maria triturado (400 g)
6 colheres de sopa de
manteiga de cacau

Misturar as bolachas trituradas com a manteiga e forrar uma forma de fundo falso com a massa.

Ingredientes para o creme

600 g de cream cheese
700 g de leite condensado
600 g de creme de leite

Bater todos os ingredientes na batedeira e colocar na assadeira em cima da massa

Ingredientes para a cobertura

200 g de morango
100 g de framboesa
100 g de amora
100 g de blueberry
50 g cereja
100 g de groselha
1 colher de suco de limão
2 xícaras de açúcar

Levar todos os ingredientes ao fogo e deixar reduzir. Levar para gelar. Colocar a calda, já fria, em cima do creme e levar a torta toda para a geladeira por, aproximadamente, quatro horas. Depois é só desinformar e servir

TAÇA DE CHOCOLATE E CASTANHA PORTUGUESA

Ingredientes

175 g de chocolate amargo (85%) de excelente qualidade
125 ml de creme de leite fresco
125 ml de leite integral
1 ovo
370 g (1 pote) de purê de castanha portuguesa Cassino
30 ml de vinho do porto

Colocar o chocolate no processor de alimentos e bater até desmanchar em pedaços bem pequenos. Em uma panela, aquecer o creme de leite e o leite até começar a ferver. Com o motor desligado, colocar a mistura de creme e leite no processador, deixar em descanso por 30 segundos. Processar por outros 30 segundos, colocar o ovo e processar por mais 45 segundos. Adicionar o purê e castanhas e o vinho do porto.
Bater até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Colocar em taças ou copos.
Servir levemente gelado.

Texto: Paula Zuliani
Foto de capa: Julio Sian
Produção: Marcela Versiani
Agradecimentos: UneRobusti
Locação: Ornare – (16) 3329.4043
Decoração: Casa D´Festa – (16) 3442.300

 

Compartilhar: