Centro de operações
“Novo Copom centralizará diversos serviços”, antecipa o coronel Figueiredo

Centro de operações

Nova unidade do Copom, na área do CPI-3, demandará recursos da ordem de R$ 23 milhões e passará a atender 93 municípios, com cerca de 3,2 milhões de habitantes

Fotos: Rubens Okamoto

Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3) assinou contrato para a elaboração do projeto executivo do novo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em Ribeirão Preto. A obra, que demandará investimento de R$ 23 milhões, contará com 60 pontos de atendimento e outros 50 de despacho. Construída no sistema de multiagência, promoverá a unificação dos atendimentos de telefones de emergência, como 190, 192 e 193. O local também poderá abrigar órgãos como Transerp, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além de incluir as câmeras do Detecta São Paulo e o acesso ao programa Olho de Águia.

A cerimônia, realizada no dia 3 de fevereiro, contou com a presença do comandante do CPI-3, Humberto Gouvêa Figueiredo, do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e de outras lideranças políticas, como o deputado estadual Welson Gasparini, prefeitos e vereadores da região. A elaboração do projeto ficou sob a responsabilidade do Centro de Apoio Patrimonial (CIAP), em São Paulo. “Segundo maior Copom de São Paulo, o objetivo da construção é centralizar o atendimento ao 190 de 93 municípios. Hoje, já atendemos a 50 cidades”, aponta o coronel. 

Centro de Operações reforçará a segurança da cidade’’, estima Nogueira

A planta servirá também para despacho de viaturas das unidades operacionais que compõem o CPI-3, com sedes em Franca, São Carlos, Araraquara, Barretos e Sertãozinho, além de Ribeirão Preto. As instalações, com 3.826 m², serão equipadas com sala de instrução, sala de gerenciamento de crise, administração, auditório, vestiários, copa e sala de descompressão para os policiais.

Em seu discurso, o prefeito Duarte Nogueira ressaltou que o novo Copom poderá ter acesso às imagens das câmeras do projeto Guardiões da Cidade, que serão instaladas nos pórticos de entrada de Ribeirão Preto. Os equipamentos, com capacidade de reconhecimento automático de placas de veículos, permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas durante uma fiscalização. Isso possibilitará ações imediatas, como apreensão do veículo ou rendição dos passageiros. 

Compartilhar: