Mundo azul

Mundo azul

Este é o nome da exposição de fotos assinadas por Lídia Muradás que integra a programação do TEAbraço 2017, que possibilita o acesso a informações, técnicas e tratamentos para os diversos TEAs

Pelo terceiro ano consecutivo, Ribeirão Preto recebe a Semana Internacional do Autismo que, em 2017, acontece de 27 de março a 2 de abril, no Shopping Iguatemi. Com a proposta de disseminar informações sobre o universo autista, contribuir para a inserção de portadores de TEA na sociedade, trazer novidades sobre o assunto e quebrar preconceitos, a 3ª edição do TEAbraço reúne, em sete dias, uma extensa programação. 

Carol Felício destaca que tema deste ano foi escolhido com base na diferença que a participação da família pode fazer

Com o tema “A importância da influência da família no tratamento do TEA”, foram organizados palestras, oficinas, sessões de cinema, shows, espaço de integração, atendimentos assistidos, treinamentos, cursos de capacitação e workshop internacional. “A Semana objetiva trazer inovação, capacitação de profissionais e melhoria da qualidade de vida dos autistas e de suas famílias. Para isso, estamos trazendo especialistas de diversas áreas ligadas ao TEA, prontos para receber os interessados. Escolhemos esse tema porque acreditamos muito que o envolvimento da família, em parceria com os profissionais e as instituições, faz com que o resultado supere as expectativas”, conta Carol Felício, idealizadora do evento e presidente da Jujuba,  empresa especializada em soluções tecnológicas para crianças com autismo e desenvolvimento atípico.



Entre as oportunidades oferecidas pelo evento, que é gratuito, está o Ciclo de Palestras, que acontece na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e conta com diversos especialistas em saúde, educação e outros setores que envolvem o autismo. Entre os confirmados estão Berenice Piana, Thiago Toledo, Maria Claudia Brito, Tatiana Takeda, Mariana Alckmin, Andrea Werner e Adriana Godoy. Para o Workshop Internacional, que terá como ponto de partida temas recorrentes ao universo do autismo, já estão confirmados Carlos Gadia, Erin S. Brooker-Lozott, Katia Moritz, Maria Arizmendi e Jessica Weber.

A programação completa e as inscrições para o Workshop Internacional estão disponíveis no site www.teabraco.com.br. As vagas são limitadas. Para entrar em contato com a organização do evento, envie e-mail para [email protected].
 

Exposição fotográfica

Com o intuito servir como um instrumento de reflexão, a fotógrafa Lídia Muradás aceitou o desafio de clicar pessoas que convivem com o TEA. “A oportunidade surgiu graças ao meu contato com a Carol Felício e sua filha, Julia, durante uma Lídia destaca que, durante as fotos para a exposição Mundo Azul, teve a oportunidade de aprender mais sobre sensibilidadesessão de fotos para um projeto especial da Revide. Desde então, vínhamos amadurecendo esta ideia, que, finalmente, foi concretizada”, revela Lídia. 

Para os cliques, que aconteceram no Condomínio Ipê Roxo, foi preparado um delicado cenário em tons de azul, a cor atribuída ao autismo. Papéis, bexigas, tecidos, tinta, fitas e bolinhas de sabão foram alguns dos elementos que enriqueceram a produção. “Os convidados, incluindo os pais e cuidadores, divertiram-se junto conosco ao interagirem com a atmosfera que criamos”, afirma a fotógrafa, que registrou cinco convidados, de 4 a 17 anos, junto com seus familiares.

Lídia revela que ficou muito feliz com o resultado do trabalho, em que se sentiu — diferentemente do que costuma acontecer em uma sessão de fotos convencional — comandada pelos personagens. “Percebi que a sensibilidade do autista é muito maior que a nossa. Ele consegue captar sons, imagens e movimentos ao redor com mais rapidez, e é isso, talvez, que os distancia de nós: a sensibilidade”, avalia a fotógrafa. Para que as fotos ficassem como ela esperava, Lídia precisou entender que não dava para esperar o movimento perfeito. “Os convidados, dessa vez, não estavam acostumados a seguir uma sequência pré-determinada de ações ou a fazer exatamente aquilo que eu pedia. São livres para se moverem, falarem e como quiserem. É isso que torna esta exposição especialmente autêntica e verdadeira”, finaliza a fotógrafa. 

De acordo com Lídia, ao visitar a exposição, o público vai encontrar mais informações sobre o autismo e se apaixonar pelas imagens, que falam, principalmente, de amor e de compreensão. Vale destacar também, segundo a fotógrafa, a produção assinada pela  TV Unaerp, sob o comando da professora Flavia Martelli. Sua equipe apresentará um lindo vídeo, com diversos depoimentos de pais e de estudiosos sobre o assunto, além do making off das fotos. 

Ficha técnica

Fotos: Lídia Muradás
Produção: Mônica Cordeiro
Textos: Cris Rozzini, Danilo Arantes e Lidia Muradás
Locação: Condomínio Ipê Roxo
Vídeo: TV Unaerp
Iniciativa: Jujuba
Apoio: Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e Renato Aguiar
Assessoria: Phabrica de idéias


Exposição Mundo Azul
Quando: de 27 de março a 2 de abril
Onde: Boulevard do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Quanto: gratuito 

Compartilhar: