30 anos de ensino e serviços à população

30 anos de ensino e serviços à população

O curso de Odontologia da Unaerp investe em pesquisas, forma cirurgiões dentistas, mestres e doutores e atende à comunidade na sua clínica universitária

A construção de uma história sólida, respeitada e contributiva é algo que se faz com investimento em qualidade e firmeza de propósitos. Assim é o curso de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), implantado em 1986 e que atua, desde o princípio, movido pela excelência no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços à comunidade. Orientado pelas diretrizes curriculares do MEC e pelas regulamentações das entidades de classe, o curso conta com diferenciais como a integração de disciplinas básicas e a observação de práticas na clínica desde o primeiro semestre, além de realizar atendimentos na Clínica-escola a partir do terceiro semestre, sempre com supervisão direta de professores. 



 Essa trajetória teve início quando a reitora Elmara Lucia de Oliveira Bonini convidou o professor doutor Carlos Eduardo Martinelli para implantar o Centro de Saúde, com os cursos de Odontologia, Fisioterapia e Ciências Farmacêuticas. A equipe organizada para estruturar os bacharelados, com seus projetos de prestação de serviços à comunidade, laboratórios e clínicas, sempre foi composta por profissionais do mais alto nível. “Desde o início, o curso conta com diferenciais que nos permitem formar cirurgiões-dentistas aptos a atender o paciente em todas as suas necessidades, tanto no atendimento individual, quanto nos serviços públicos de saúde”, conta a professora doutora Yara Corrêa Silva Sousa, coordenadora da graduação e do Programa de Doutorado e Mestrado em Odontologia da Unaerp.  

Quando Martinelli chegou o curso de Fisioterapia já estava em andamento e havia uma proposta inicial para outras duas graduações. Uma das primeiras medidas tomadas pelo então diretor do Centro de Saúde foi o credenciamento da Clínica de Odontologia junto ao SUS para ampliar os números de atendimentos gratuitos à população. “A Faculdade de Odontologia da Unaerp, juntamente com a Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão e a da UNESP de Araraquara, conseguiram credenciamento para atender o SUS como serviço de referência; são as três únicas Faculdades que têm esse tipo de Serviço. Até dezembro, em 1995, fizemos mais ou menos 81.650 procedimentos na Clínica Odontológica”, declarou o professor, em entrevista concedida em 1996, ao Projeto Memória da Unaerp.



No decorrer desses 30 anos, o curso de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto formou 2.500 dentistas e atendeu centenas de milhares de pessoas em sua Clínica-escola e em escolas, Unidades Básicas de Saúde e outras instituições na comunidade. “A oferta do ensino de Odontologia pela AERP, retomando o primeiro curso superior da nossa Instituição, que em 1924 implantou a Faculdade de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto, cumpre a missão de ensinar e vai além, levando à população serviços e os frutos das pesquisas”, relata a reitora Elmara.


Atendimento gratuito 

De crianças a idosos, saudáveis ou portadores de doenças crônicas ou necessidades especiais, a Clínica-escola de Odontologia da Unaerp atende à população de Ribeirão Preto e região desde 1989. Os pacientes, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são atendidos sob supervisão direta dos professores em todas as especialidades da odontologia, desde o exame clínico e diagnóstico de doenças como o câncer bucal a tratamentos de rotina como cirurgias, endodontias, tratamentos restauradores e protéticos, sem nenhum custo ao paciente ou ao aluno.  



Outro importante atendimento realizado é o pronto-atendimento de urgência que, além de receber o paciente no momento de dor e necessidade extrema, também serve ao aluno como campo de prática. O curso também disponibiliza o serviço clínico de odontologia para pacientes com limitações motoras, deficiência intelectual, transtornos mentais, que sofreram paralisia cerebral, deficientes auditivos, visuais e de fala. A Clínica atende também doentes crônicos, como diabéticos, e pacientes com doenças infecciosas como a AIDS. Os objetivos desse programa são a prevenção de doenças bucais e o tratamento desses pacientes que exigem atenção, controle e cuidados intensos. Marina da Silva Ramos trabalha no hospital de retaguarda Cantinho do Céu e é cuidadora de um portador de anóxia neonatal tratado na clínica da Unaerp. Ela relata que os pacientes com essas características não sabem dizer quando estão com algum problema, com dor ou outras necessidades. “Dai, a importância do bom diagnóstico quando os alunos avaliam os pacientes e nos explicam todos os procedimentos”, diz a cuidadora.

Segurança e maturidade na pesquisa

A qualidade do ensino e da extensão praticados no curso de Odontologia da Unaerp são embasados no setor de pesquisa da área que está atrelado ao Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado.
Criado em 1999, o Mestrado tinha originalmente área de concentração em Endodontia. Depois, em 2005, o  Programa iniciou o Doutorado. A qualidade das pesquisas e os projetos com financiamento dos principais órgãos de fomento do País permitiram a ampliação para mais uma área e, em 2012, o Programa passou a oferecer também concentração em Implantodontia. 
Segundo a coordenadora Yara Sousa, o Programa desenvolve atualmente importantes estudos sobre propriedades físico-químicas e biológicas de materiais.  Essas pesquisas deram origem a produtos em processo de registro de patente. “Temos pedidos de patentes  de um cimento endodôntico  à base óleo de copaíba e de uma medicação intracanal à base de nanopartículas de prata”, explica a professora. 

O Programa de Pós-Graduação conduz um Dinter (Doutorado Interinstitucional) em parceria com a Faculdade Meridional, de Passo Fundo/RS, e mantém lá uma turma de 12 doutorandos. O Dinter é uma iniciativa da Capes para levar aos diversos rincões brasileiros a possibilidade de formação de doutores somente aberta aos melhores programas stricto sensu, com nota 5, como o da Unaerp. 

Os docentes, mestrandos e doutorandos do Stricto Sensu em Odontologia da Unaerp e também os graduandos em iniciação científica atuam em pesquisas com bolsas e financiamento de órgãos de fomento como o CNPq, Capes, Fapesp, entre outros e publicam os resultados de seus trabalhos em periódicos de circulação internacional, o que faz com o que o curso tenha projeção como gerador de conhecimento.
 

Proposta arrojada

“Trabalhar no curso de Odontologia da Unaerp foi  muito gratificante,. Era um projeto arrojado, com nova proposta de ensino. A Universidade não poupou esforços para montar uma estrutura de excelência e também investiu muito em profissionais respeitados e gabaritados. O resultado são formandos de renome no país inteiro e no exterior.” 
O professor Paulo Cesar Saquy atuou no curso da Unaerp de 1989 a 2005, tendo sido docente, chefe de departamento e coordenador


 

Orgulho

“Atuei na Unaerp por 19 anos, período de muito trabalho e, particularmente, de grande crescimento pessoal e profissional, durante o qual colaborei para a reestruturação curricular e para a implantação do Stricto Sensu. Atualmente, a Odontologia da Unaerp é referência para os que almejam a profissão e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”.
O professor Antonio Miranda da Cruz Filho lecionou no curso entre 1998 e 2007; também foi coordenador e atuou na implantação do Programa de Mestrado e Doutorado

 

 

Formação de excelência

“Como aluno da Unaerp fui muito bem preparado e tive professores extremamente qualificados que me incentivaram a iniciar minha carreira científica e acadêmica. Desde 2013, sou professor e diretor de uma das melhores universidades no mundo graças à excelente formação que recebi da Unaerp.”
O professor Renato Cassio Roperto graduou-se e concluiu o mestrado pela Unaerp; é diretor de cursos nas áreas de Odontologia Estética e CAD/CAM na Case Western Reserve University, em Cleveland Ohio, nos Estados Unidos

 

Realização

“Fazer parte do curso de Odontologia da Unaerp, como professor e ex-coordenador, é um prazer e uma honra muito grande que me proporcionam realização profissional como cirurgião-dentista e cidadão. Cumprir bem os principais objetivos do curso, de formar bons profissionais, gerar e difundir conhecimento científico e prestar serviço de qualidade à comunidade me realizam em plenitude profissionalmente,”
O professor Edson Alfredo é docente do curso desde 2002, tendo sido coordenador entre 2012 e 2014

 

Números e diferenciais

• 2.500 cirurgiões-dentistas graduados
• Corpo docente do curso 100% titulado
• Clínica-escola fundada em 1989
• 20 mil atendimentos por ano na Clínica-escola de Odontologia
• Programa de Atendimento a pacientes com necessidades especiais
• Pronto-atendimento de urgência 
• Doutorado e Mestrado avaliados com Conceito 5 (excelência na Capes/MEC)
• Áreas de concentração em Endodontia e Implantodontia
• 127 mestres, 38 doutores e especialistas em várias áreas da Odontologia formados na Unaerp
• Doutorado pelo programa Dinter, em Passo Fundo/RS
• Patentes em processo de registro, entre elas a de cimento endodôntico de óleo de copaíba

Compartilhar: