Para enfrentar tempos difíceis
Denise Lustri destaca medidas para melhorar as condições das empresas em tempos turbulentos

Para enfrentar tempos difíceis

A Cohros – Soluções Integradas de Gestão de Empresas e Pessoas aponta quatro medidas simples a serem adotadas durante a crise

Redução de custos e cortes de salários são recorrentes em momentos de crise, o que é natural, considerando o custo elevado do salário no Brasil, com encargos sociais e uma carga tributária classificada entre as mais altas do mundo. Porém, nem sempre cortar pessoas é a melhor saída. A avaliação é de Denise Lustri, mestre em Administração pela FEA-USP, docente nos MBA da FGV e da USP, co-autora do Livro “Cargos, Carreiras e Remuneração” (Ed. FGV) e diretora da Cohros Soluções Integradas de Gestão de Empresas e Pessoas. “Cortes indiscriminados de pessoas implicam em risco de perder talentos que farão falta no momento da retomada do crescimento”, explica a administradora, ressaltando, ainda, ser muito comum haver “gorduras” no quadro de colaboradores. “A melhor forma de ter uma equipe enxuta e produtiva, transformando o custo dos salários em investimento com retorno, está na organização da força de trabalho com base em processos. Isso pode fundamentar a definição efetiva do que precisa ser feito, como e por quem, potencializando a produtividade das pessoas”, ensina Denise.


Outro ponto importante é a gestão eficaz do desempenho dos colaboradores. Há pessoas que entregam mais, outras menos e outras que não entregam. A empresa paga, sem receber o serviço contratado, joga dinheiro fora e ainda desmotiva os que não são devidamente reconhecidos pelo seu trabalho.
A pseudopromoção é outro fenômeno comum que acaba custando caro. Por pressão de aumento de salário ou ameaça de demissão, o profissional é promovido para cargos superiores e mais caros, mas continua executando as mesmas funções.


Outro paradoxo está no estabelecimento equivocado de indicadores e metas, que faz com que as empresas paguem bônus, mesmo sem obter os resultados planejados. “Estas são quatro medidas indicadas para melhorar as condições das empresas em tempos turbulentos. Elas evitam desperdício de dinheiro e valem também para tempos de calmaria. Se esses pontos forem devidamente tratados, muita economia poderá se materializar, com maior produtividade, melhor qualidade e menos custos”, conclui a diretora da Cohros.


4 medidas para enfrentar tempos turbulentos

• Organização da força de trabalho baseada em processos – equipes mais enxutas e produtivas.

• Gestão eficaz de desempenhos – garante que a empresa receba os serviços contratados.

• Definição criteriosa de metas e indicadores – a empresa paga bônus se alcançar resultados.

• Política salarial bem definida – alinhamento do custo de salario à realidade da empresa.

 

Cohros Soluções Integradas de Gestão de Negócios e Pessoas
São Paulo
Tel.: (11) 3254.7681 e (11) 98931.3031
Ribeirão Preto
Tel.: (16) 3623.3051 e (16) 99133.3341
[email protected]
www.cohros.com.br

Compartilhar: