30 anos, muitas comemorações

30 anos, muitas comemorações

No ano em que completou três décadas de história, a Revide promoveu inúmeras ações de janeiro a dezembro, encontrando diferentes formas de celebrar junto com leitores, amigos e parceiros

Isabel e Murilo: Revide manteve seu compromisso de retratar a cidadeNo último mês do ano, falar da crise política e econômica sem precedentes enfrentada pelo país não é propriamente uma novidade. Seguindo o modelo brasileiro, a cena local também foi marcada por enormes desafios na economia, agravados por um quadro político que não deixou nenhum ribeirãopretano orgulhoso. Como não poderia deixar de ser, a realidade foi registrada pela Revide, que mantém o compromisso de ser uma fiel narradora da história desde sua fundação, em 14 de julho de 1986.

Apesar dos desafios que caracterizaram 2016, o ano foi bastante especial para a revista, uma vez que marcou três décadas de história. A data, que simboliza muitas conquistas e realizações, foi comemorada o ano inteiro, por meio de inúmeras ações de janeiro a dezembro. As “Bodas de Pérola” da publicação de maior circulação do interior, com 55 mil exemplares semanais distribuídos gratuitamente, ganharam uma programação completa e diversificada, celebrando este aniversário de diferentes formas junto a clientes, leitores e amigos.

Palestras mensais gratuitas trouxeram grandes nomes da comunicação para um bate-papo com o público. Importantes campanhas de conscientização sobre temas relevantes da atualidade, como dengue, lixo, inclusão e trânsito, estiveram sempre presentes nas páginas da publicação. Matérias especiais, todos os meses, ampliaram a abrangência dos 30 anos em diferentes conteúdos. Como não poderia faltar, a esperada festa de aniversário reuniu clientes, colaboradores, amigos e convidados em uma animada confraternização. Portanto, foram muitas as formas encontradas para compartilhar essa celebração com o público leitor, cuja confiança possibilitou a longevidade e a credibilidade atingidas.
Ações incluiram reportagens, campanhas publicitárias, palestras, exposições fotográficas e muito mais
Para a diretora Isabel de Farias e o diretor de redação Murilo Pinheiro, a retrospectiva da revista não só em 2016, mas desde a fundação, retrata a história da cidade, de seu desenvolvimento, da gente e de questões prioritárias de Ribeirão Preto. Tudo isso justifica o slogan da própria revista, “Revide: A cara e a voz de Ribeirão há 30 anos”.

Encontros marcados

Desde o início do ano, a Revide promoveu encontros mensais com profissionais reconhecidos da comunicação, permitindo ao público compartilhar experiências e ouvir opiniões sobre temas relevantes da atualidade. As palestras também contribuíram para a discussão sobre o futuro da comunicação, área em que atua, e arrecadaram alimentos e itens de higiene para entidades filantrópicas. Entre os beneficiados estão Casa das Mangueiras, Núcleo Dom Bosco, Lar Espírita e Casa de Caridade Padre Cícero, Casinha Azul, entre outras. 

A série de palestras gratuitas foi inaugurada, no dia 22 de janeiro, no auditório Meira Júnior, com a presença de Camila Fremder e Jana Rosa, autoras de “Enfim, 30 – Um livro para não entrar em crise”. No dia 26 de fevereiro foi a vez do apresentador José Luiz Datena contar suas experiências no jornalismo, no Theatro Pedro II para um grande público presente. Em 17 de março, o jornalista ribeirãopretano Heraldo Pereira esteve no Shopping Iguatemi para a sequência das palestras. No dia 28 de abril foi a vez de Marcelo Canellas e Sidney Sampaio participarem de um encontro no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Em 17 de maio, o jornalista investigativo do jornal “O Globo” e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Thiago Herdy, esteve na Biblioteca Padre Euclides. Em 17 de junho, foi a vez do economista Alberto Matias palestrar no Hotel Mont Blanc Premium, durante o lançamento da edição especial da Revide, em comemoração ao aniversário de 160 anos de Ribeirão Preto. 

No segundo semestre, o jornalista da Folha de S. Paulo, Jairo Marques, lançou na cidade o livro “Malacabado”, durante o ciclo de debates, no dia 26 de julho, também na AEAARP. Já no dia 19 de agosto, o jornalista Milton Ferretti Jung Júnior e a fonoaudióloga Leny Kyrillos, autores do livro “Comunicar para Liderar”, realizaram um talkshow para o público, no Hotel Mont Blanc. Em 22 de setembro, a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Programação comemorativa foi anunciada no início do anojornal O Estado de S. Paulo e comentarista do telejornal GloboNews Em Pauta e das rádios Estadão e Metrópole, realizou a palestra “As perspectivas que se abrem para o Brasil”, no Auditório Meira Júnior. Encerrando o ciclo de palestras comemorativas, o editor-executivo do Meio & Mensagem, jornalista e colunista da rede de rádio CBN, Alexandre Zaghi Lemos, palestrou no dia 25 de outubro, na AEAARP, sobre “As transformações do jornalismo e da publicidade”. Estendendo o conteúdo das palestras para o público que não compareceu, a revista ainda compartilhou com os leitores cada uma delas, em entrevistas ou matérias que possibilitaram a todos usufruir um pouco destes momentos.

A Cara e a Voz de Ribeirão 

Com o objetivo de envolver a comunidade nos problemas do município, despertando no cidadão a consciência da diferença que pode fazer por meio de pequenas ações e mudanças de hábitos, contribuindo, assim, para tornar a cidade melhor e mais saudável, a Revide aproveitou o ano de celebrações para desenvolver quatro grandes campanhas, em que destacou a dengue, o lixo, a inclusão e o trânsito. Esses assuntos foram trabalhados, trimestralmente, nas páginas da revista, através de anúncios criados pela Agência Mov e de matérias editoriais produzidas pela equipe de jornalismo.

Dando início à série de ações informativas, a revista aprofundou a temática da dengue desde a primeira edição do ano, mantendo o tema em pauta em matérias especiais ou de capa e colocando o cidadão a par da situação alarmante enfrentada na cidade. Tudo com a intenção de estimular o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Fez Campanhas publicitárias feitas pela Agência MOVparte da campanha, ainda, um debate promovido na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), sobre as principais ações de prevenção à doença e controle do mosquito, com a participação de representantes do poder público, de entidades de classe e de associações de moradores e bairros, além de médicos e de especialistas. 

De abril a junho, a Revide destacou o lixo, mostrando, por meio de anúncios e matérias, a importância de dar destinação correta aos resíduos, assim como de cobrar das autoridades um posicionamento adequado em relação ao assunto. Inaugurando a temática, a matéria “O lixo em pauta” destacou a informação de que Ribeirão Preto produz 550 toneladas de descarte diário — cerca de um quilo de lixo sólido por habitante. Outras reportagens tiveram seu foco na relação entre a cidade e o lixo, nos serviços prestados pelo município e na contribuição do cidadão para a solução da questão. A sustentabilidade também fez parte das temáticas em destaque. 

Abrindo o segundo semestre, de julho a setembro, a inclusão de pessoas com deficiência marcou as pautas e as ações da publicação. A começar pela matéria de capa da edição de 1º de julho, O bê-a-bá da inclusão, que resgatou como ocorreu a ressignificação da inclusão na história e o tratamento dado às pessoas com deficiência pela lei. A reportagem também destacou histórias de cidadãos que, de uma forma ou de outra, precisaram aprender a lidar com a própria deficiência e com o olhar do outro sobre ela. A inclusão na educação e no ambiente de trabalho também fizeram parte das pautas da Revide. Por fim, um toque de humanidade foi dado ao tema na capa do dia 28 de outubro, com a reunião de 30 histórias que se tornaram uma exposição fotográfica, no Shopping Iguatemi. 

Fechando o ano temático abordando problemas pertinentes à cidade, o trânsito entrou na pauta da revista, através das peças publicitárias desenvolvidas pela MOV e na matéria especial do dia 2 de dezembro, “Gargalos no trânsito”, que destacou a necessidade de investimentos urgentes  em novas modalidades de transporte, capazes de contribuir para solucionar questões viárias e de mobilidade urbana em Ribeirão Preto, que possui uma frota de mais de 503 mil veículos.

O ano dos 30

Diversas exposições foram realizadas em vários pontos da cidadeDando sequência às ações comemorativas, a Revide ainda desenvolveu, em 2016, uma série de matérias especiais que, de uma forma ou de outra, estiveram relacionadas aos 30 anos. Começou em janeiro, com a matéria “O ano dos 30!”, onde reuniu pessoas que completaram 30 anos em 2016, para saber o que deseja essa geração. Em fevereiro, o momento foi de compartilhar com parceiros de longa data em uma matéria que destacou 30 empresas que fazem parte da história da revista e que, de diferentes maneiras, contribuem para o desenvolvimento da cidade. Em março, engatando com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a revista publicou o perfil de 30 mulheres que, através de suas histórias pessoais, homenagearam o gênero feminino.

Em abril, foram destacados 30 escritores ribeiraopretanos e suas obras. Maio foi o mês de celebrar o Dia das Mães através da história de 30 convidadas fotografadas por Lidia Muradás. A edição de 17 de junho foi marcada pelo aniversário da cidade e a publicação de um caderno especial com o perfil histórico de grandes e consolidadas empresas. No dia 15 de julho, 30 pontos referenciais de Ribeirão Preto, como museus, parques, praças e teatros foram enumerados. 

Os pais receberam o devido destaque na edição de 12 de agosto. No dia 26 do mesmo mês, a edição comemorativa dos 30 anos da Revide fez um resgate, ano a ano, de matérias importantes já publicadas, demonstrando a pluralidade de temas já tratados pela publicação. Na edição de 28 de outubro, 30 histórias de superação ilustraram as páginas da Revide. Também sob o olhar artístico da fotógrafa Lidia Muradas e com apoio da Unaerp, a temática da inclusão foi abordada e se tornou uma exposição no Shopping Iguatemi. No dia 18 de novembro, a revista destacou o perfil de 30 personalidades do passado determinantes para a construção da Ribeirão Preto atual. Entre elas, Antonio Diedericksen, Luiz Pereira Barreto, Francisco Schmidt, Sinhá Junqueira e Meira Junior. Na edição de 23 de dezembro, a série de matérias especiais chegará ao fim com 30 convidados comentando suas “Razões para comemorar”, assim como a Revide, pelo ano de 2016. 

Em clima de festa

Ainda no clima da celebração pelos 30 anos, a Revide recepcionou, no dia 25 de agosto, amigos e clientes em uma grande festa no Espaço Loy, onde os convidados foram presenteados com um animado show da Banda Eva. Diversos parceiros colaboraram para abrilhantar a festa: Renato Aguiar, Ed Mendes Cerimonial, Flairs Bartenders, Talk Produções, Trande One, Galeria das Flores, Le Sofiah, Confeitaria Iceland, RBR Som e Imagem, Mr. DJ, Ayrton Photos, Magic Ballon, TK Produções, Plena Cenografia e Cervejaria  SP 330. Os flashes do evento ilustraram as páginas da revista na edição 828,  do dia 2 de setembro.

Compartilhar: