Retrospectiva 2016

Retrospectiva 2016

Pela relevância ou pelo caráter inusitado, veja quais foram os fatos que marcaram 2016 e ganharam a atenção do público da Revide, tanto de sua versão impressa quanto de seu endereço online

Apesar de muitas vezes deixar a sensação de ter passado em um piscar de olhos, 12 meses é tempo suficiente para uma infinidade de fatos. O ciclo que se encerra neste mês foi marcado por inúmeros acontecimentos nas mais diversas áreas, com destaque para a política e a economia, temáticas que, nos âmbitos nacional e municipal, dominaram os noticiários em diversos momentos de 2016. 

Em um cenário cada vez mais plural, em que a informação pode vir dos mais diversos cantos, esses assuntos não foram os únicos capazes de despertar o interesse dos leitores da Revide — impressa e digital. Acompanhando o olhar de seu público — no rastro dos temas mais acessados e comentados nesses dois universos — a revista faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ciclo que está terminando.  

Janeiro

A notícia da captura, pelo Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, de um macaco sagui nos corredores do Walmart, no Novo Shopping da cidade, chamou a atenção dos internautas em 20 de janeiro. 

Fevereiro 

Com 1.557 casos de dengue confirmados pela Prefeitura de Ribeirão Preto, o primeiro mês do ano já representava 30% do total de notificações de 2015, quando a cidade registrou 5.012 casos da doença. A notícia de outros 430 casos suspeitos de zika vírus e a investigação de casos suspeitos da doença em 140 gestantes do município chamou atenção da população. 

Março

Com o alarmante dado de 737 mortos no Estado de São Paulo pelo vírus H1N1, estando a maior parte das ocorrências concentradas na região Sudeste (5.174 notificações de influenza A), as notícias relacionadas ao tema foram campeãs de acesso no portal da Revide. 

Abril

A preocupação com o H1N1 se manteve em alta no quarto mês do ano. Em Ribeirão Preto, 68 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram confirmados em 2016. Dos sete positivos para o vírus H1N1, dois foram a óbito, sendo uma mulher e um homem de 40 a 50 anos.  A procura por vacinas provocou filas em clínicas e virou notícia. A grande demanda também elevou o preço dos medicamentos.

Maio

O mês foi marcado pela manifestação popular. Virou notícia a criação de uma petição on-line solicitando liberação de verba para a realização do 23º Festival Tanabata de Ribeirão Preto, cancelado por falta do patrocínio. 

Junho

Marcando as comemorações dos 160 anos de Ribeirão Preto, a Multiplan, controladora e administradora do RibeirãoShopping, entregou ao município, no dia 15 de junho, o Parque das Artes. O início de uma série de “Festivais de Food Truck” também chamou atenção no portal Revide.

Julho

No dia 5, o maior assalto já registrado no município dominou o noticiário.  Foram levados R$ 60 milhões de uma empresa de transporte de valores na avenida Saudade. Durante um tiroteio com mais de uma hora, especulações tomaram conta do Facebook. A ação envolveu cerca de 40 assaltantes e deixou dois mortos.

Agosto

O destaque local acompanhou o principal evento do calendário esportivo mundial. As Olimpíadas do Rio dominaram a leitura e as buscas do público da Revide, sob a ótica de ribeirãopretanos torcedores ou, de uma forma ou de outra, participantes do grande evento.

Setembro

A Operação Sevandija, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (GAECO/MPSP) em 1º de setembro, ganhou destaque na revista impressa e no Portal. A ação ainda apura diversos crimes envolvendo autoridades da administração municipal.

Outubro

As eleições municipais marcaram o mês, com especial destaque para as entrevistas realizadas pela Revide com os candidatos, divulgadas na edição impressa e em vídeo no Portal da revista.

Novembro

As redes sociais foram tomadas por postagens lamentando a retirada da estátua de um dinossauro da frente de uma loja na avenida Independência, no dia 23 de novembro. A manifestação virou notícia das mais acessadas.

Dezembro

A prisão da prefeita Dárcy Vera (PSD), no dia 2, na operação chamada “Mamãe Noel”, deflagrada pela Polícia Federal e pelo GAECO foi destaque no noticiário local. A concessão de habeas corpus, no dia 13 de dezembro, e a prisão preventiva do presidente da Câmara Municipal, Walter Gomes (PTB), no dia seguinte, também ganharam notoriedade.

Compartilhar: