Ribeirãopretano se prepara para o mundial de Jiu-Jitsu

Ribeirãopretano se prepara para o mundial de Jiu-Jitsu

Atual campeão, André Ushirobira aumenta a rotina de treinos e vai em busca do terceiro título em Las Vegas, no fim de setembro

O ribeirãopretano André Ushirobira está na reta final de preparação para o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece nos dia 25 e 26 de setembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O campeonato é organizado pela IBJJF, principal federação do esporte.

Ushirobira compete na categoria máster faixa preta, no peso médio, a qual foi campeão em 2012 e 2014. “É o campeonato mais forte do ano. Não tem segredo. É só treinar, mas treinar muito. Nesse período final eu aumento minha rotina de treinos”, disse o lutador, que conquistou os outros três títulos mundiais competindo pela CBJJE.

Segundo ele, nessa fase de preparação, é importante também cuidar da parte psicológica. “A ansiedade sempre vai existir e eu controlo minha cabeça todos os dias para não entrar muito na pressão. Procuro encontrar um equilíbrio que não me deixe muito ansioso e afobado e nem muito apático para lutar. Tenho que estar focado e ir para cima, com nenhum fator externo interferindo na sua mente”, afirma.

Carreira

Ushirobira começou a treinar caratê aos 12 anos, em Ribeirão Preto. Conheceu o jiu-jitsu com seus professores de caratê Isokichi Okuyama e Roberto Santanna, que já tinham experiência no esporte. “Na época o esporte não era tão popular como é hoje. Mas eu gostei e comecei a competir em 94, com um instrutor Leandro Souza, até então, faixa roxa”, conta o lutador.

Ele passou por outras modalidades das artes marciais também, como o judô, kenjustu, boxe e muay tay. “Sempre fui interessado na real eficiência de uma arte marcial ou algo que estivesse ligado a luta”, explica.

Além disso, quando esteve nos EUA, Ushirobira foi contratado para treinar o lutador de MMA Spencer “The King” Fisher, no UFC. Participou, também, do treinamento de Matt Hughes, na luta contra Matt Serra.

 Conquistas

No jiu-jitsu, os atletas competem em diversos torneios de várias confederações distintas. Dentre elas, as mais significativas são a IBJJF – a mais importante, reconhecida internacionalmente -, a CBJJ – ligada à IBJJF – e a CBJJE, que tem a premiação em dinheiro.

Ushirobira é dono de 23 títulos, somando as três confederações. Na IBJJF, ele é primeiro colocado do ranking na categoria faixa preta máster há quatro anos. Além disso, é bicampeão mundial, campeão internacional máster, bicampeão do Miami Open, campeão do Chicago Open, tricampeão do São Paulo Open, campeão do São Paulo Open Nogi (campeonato sem quimono), campeão sul-americano e terceiro lugar no ranking Open Division.

Na CBJJ ganhou três vezes o campeonato brasileiro e duas vezes o nacional por equipes e pela CBJJE, foi tricampeão mundial e penta brasileiro. “Todos os títulos são importantes. Cada um tem sua história e todas as lutas são difíceis. Mas, para mim, os que tem mais peso são os mundiais da IBJJF, que acontece todos os anos nos Estados Unidos”, comenta Ushirobira.

Revide Online
Foto: divulgação

André Ushirobira é patrocinado por Studio F3, Restaurante Naturalíssimo, Nutricionista Hugo Comparotto, Evolution Suplementos, Essence Manipulação, Doutro Thiago Alcântara (performance humana) e Passaredo.

Revide Online
Foto: divulgação

Compartilhar: