Para os amantes da Cabernet Sauvignon

Para os amantes da Cabernet Sauvignon

O tipo de uva mais conhecido do mundo conquista especialistas e apreciadores por sua enorme variedade de terroirs

Ao perguntar para qualquer apreciador de vinho qual o primeiro nome de uva que vem à cabeça, a resposta, em 99% dos casos, será: Cabernet Sauvignon. Essa é a casta vinífera de maior prestígio no mundo, cultivada, praticamente, em todas as regiões produtoras com qualidade e renome mundial. Por isso, é carinhosamente chamada de “rainha das uvas tintas”. O sommelier, Marco Antônio Tegano, do Museu da Gula, conta que essa é a principal uva da famosa região de Bordeaux, apesar de não ser a mais plantada — a Merlot é a mais cultivada. “Tamanha popularidade se deve, principalmente, ao fato de que esse tipo de uva possui uma admirável capacidade de adaptação. Qualquer lugar sem calor ou frio extremos receberá muito bem a Cabernet Sauvignon”, explica Marco.

Algumas características, como a variedade de terroirs e a versatilidade para acompanhar composições sofisticadas, fizeram a Cabernet chegar à posição atual. O sommelier, Lucas Virgílio, da World Wine, salienta que os vinhos feitos a partir de Cabernet tendem a ser encorpados e ricos, em cor e em aroma. “Apesar de ser uma uva com grande quantidade de taninos, os vinhos de Cabernet não costumam ser agressivos. Em geral, apresentam um palato macio e aveludado, perfeitos para harmonizar com massas e carnes ou mesmo degustado sozinho”, ensina Lucas. 

A coordenadora da Grand Cru, Tatiana de Arruda, acrescenta que a Cabernet Sauvignon produz vinhos estruturados, complexos e elegantes, excelentes para amadurecimento em carvalho. “A rainha das uvas possui coloração vermelha intensa, ótima estrutura, tanino presente, boa acidez, um sabor característico de madeira de cedro, com aromas de ameixa preta e groselha”, pontua. Vale frisar que a Cabernet Sauvignon gera tintos de grande cor e corpo, tintos leves, rosés, espumantes e até brancos, como, por exemplo, o Blanc de Noirs, espumante produzido, exclusivamente, com uvas tintas, feito com Cabernet de origem israelense. 


Raio-x

Uva de origem francesa, proveniente do cruzamento de Cabernet Franc e Sauvignon Blanc;

É a uva mais plantada no mundo;

É ideal para envelhecimento em garrafa, desenvolvendo aromas de chocolate, tabaco, compota e outros.

 

Principais regiões produtoras

A Cabernet Sauvignon (cs) é uma casta considerada internacional. Praticamente todas as regiões produtoras de vinhos possuem alguma área CS, mas, sua casa, o berço e origem dessa uva, é Bordeaux, na França.

Na América, os Estados Unidos produzem os melhores Cabernet, seguidos pelo Chile e pela Argentina;

Espanha e Itália também produzem, mas em pequenas quantidades;

Austrália e Nova Zelândia têm boas produções e merecem atenção para seus vinhos;

A Europa detém os maiores vinhedos de Cabernet Sauvignon;

No Brasil, a uva se dá bem, tanto em lugares altos e frios, como na Serra Catarinense, quanto em locais mais quentes e secos, como a Campanha Gaúcha.

Compartilhar: