Daerp suspende abastecimento de água no Centro

Daerp suspende abastecimento de água no Centro

Suspensão ocorreu em função de suspeita de contaminação por uma bactéria; interrupção, que atinge 9 mil ligações, prossegue no final de semana

O Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) suspendeu preventivamente nesta sexta-feira, dia 18, o abastecimento na área central da cidade diante da suspeita de uma possível contaminação.

A medida foi adotada depois que o laboratório da autarquia detectou a presença de uma bactéria em amostras de água das proximidades da rua Prudente de Moraes. A orientação é para que os moradores evitem o consumo de água na região.

Segundo o superintendente do Daerp, Marco Antônio dos Santos, a primeira reclamação ocorreu na quarta-feira, mas as amostras não apresentaram nenhuma contaminação.

Entretanto, na manhã desta sexta-feira, o número de reclamações com relação à coloração da água cresceu e os primeiros exames indicaram a presença de uma bactéria, possivelmente a bactéria ferroso. Diante disso, a decisão foi de suspender imediatamente todo o abastecimento na área central.

“Ainda não temos a definição correta da bactéria, mas, preventivamente, providenciamos a interrupção do abastecimento até que se identifique a origem e o tipo de contaminação”, explicou Santos.

Três poços artesianos que abastecem a região central foram desligados até que seja identificado e resolvido o problema. A interrupção atinge cerca de 9 mil ligações na área central.

Trabalho

Desde a manhã de sexta-feira o Daerp mobilizou as equipes de rede, engenharia e do laboratório no trabalho de detecção do problema e acompanhamento da análise da água. Na área está sendo feito um trabalho de geofonagem para tentar identificar algum vazamento.

Os técnicos conseguiram restringir um perímetro entre as ruas Bernardino de Campos e Lafaiete e a  rua Marechal Deodoro até a rua Garibaldi, onde o número de reclamações é maior e foram identificadas mais amostras de água com coloração amarelada.

No final da tarde foi feita uma descarga com cloro para desinfecção da rede. Os trabalhos vão continuar no final de semana até que seja identificado e sanado o problema.

Cuidados

O superintendente do Daerp explicou que a possível bactéria não está associada a nenhuma doença, mas a recomendação é para que não se consuma água da rede na área central da cidade até que o problema seja resolvido. Na manhã desta sexta-feira foi feita a comunicação do Daerp à Secretaria da Saúde com a ressalva da necessidade de monitoramento de qualquer problema relacionado com o consumo de água na região central.

Revide On-line
Fotos: JF Pimenta / Divulgação

Compartilhar: