Exigência de novo extintor é adiada novamente

Exigência de novo extintor é adiada novamente

Segundo adiamento concede mais três meses de prazo a donos de veículos

O Conselho Nacional do Trânsito (Contran) prorrogou por mais 90 dias o prazo para obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio veicular do tipo ABC. O início das fiscalizações será a partir do dia 1º de julho de 2015. O início estava previsto para janeiro, mas ganhou prazo maior em função da falta de oferta do equipamento no mercado.

A falta do equipamento nas lojas é novamente o motivo que levou o Contran prolongar por mais três meses a chance de o motorista regularizar seus carros.

Segundo lojistas que vendem o equipamento, a alta demanda de pedidos fez com que os fornecedores não conseguissem abastecer o mercado de forma eficiente.

“Os extintores chegam aos poucos, já ficamos até 15 dias sem o produto no estabelecimento”, afirma a empresária Elisângela Almeida, que revende extintores em Ribeirão Preto.

Motoristas que não adequarem seus automóveis com extintor ABC até a data exigida poderão ser punidos com cinco pontos na carteira de habilitação, além de multa no valor de R$ 127,69.

Mesmo com a data de exigência do novo equipamento, o uso de extintor automotivo do modelo antigo continua obrigatório, com prazo de validade em vigência. O não uso, ou uso de equipmento vencido resulta em multa.

Revide On-line
Fots: Arquivo Revide

Compartilhar: