Secretaria da Saúde traz projeto educativo contra doenças da região

Secretaria da Saúde traz projeto educativo contra doenças da região

A ação ocorre no Parque Curupira de Ribeirão Preto


A Chikungunya (doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti) têm se tornado dia após dia frequente na vida de muitos brasileiros. Como forma de informar pessoas que se interessam pelo vírus a equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Divisão Ambiental em Saúde e mais dez estudantes do curso de Enfermagem da USP irão realizar uma ação educativa no próximo sábado das 8h às 12h, no Parque Luiz Roberto Jábali, o Curupira.

Desde a descoberta do vírus Chikungunya, a Secreteria da Saúde de Ribeirão Preto faz projetos como forma de alertar a população a prevenir-se de contaminação. São realizados diversas atividades, ações e treinamentos com equipes de saúde da região, tanto em rede municipal quanto particular. O objetivo inicial é alertar contra outros casos de doença que podem surgir na cidade.

Assim como a dengue, para fugir do mosquito é necessário eliminar água parada em qualquer objeto ou lugar possível, já que são nesses lugares onde ocorre o desenvolvimento das larvas.

Os sintomas parecidos com os da dengue são: dor intensa, febre acima de 38,5º, inchaço nas articulações, pés, mãos e coluna, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo.  Em alguns casos, as dores podem permanecer por meses no paciente.

Até o momento foram registradas três suspeitas de contaminação da febre chikungunya, no entanto, não houve confirmação.

Revide On-line
Foto: Divulgação

Compartilhar: