Tanques do aquário municipal passam por estabilização

Tanques do aquário municipal passam por estabilização

O processo é necessário antes que os peixes sejam colocados nos tanques do aquário

As obras do aquário municipal no Bosque/Zoo Fábio Barreto foram concluídas e entregues nesta sexta-feira, dia 27.

Segundo informação emitida pela Prefeitura, o local passará pelo processo de estabilização e biologia da água. A medida é necessária para que os tanques possam receber os peixes. “Esse é um processo necessário, extremamente importante e que demanda tempo. A água precisa ser tratada até que esteja pronta para receber os peixes, para que não ocorram mortes”, explica o biólogo e tratador do aquário municipal, Isaac Roque.

Após a conclusão desse processo, será solicitado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente a vistoria no local para o início da colocação dos peixes.

“Com o laudo da Secretaria de Estado iniciaremos o peixamento nos tanques do aquário. Já temos algumas parcerias e a Administração Municipal não terá que fazer investimentos. Todos os peixes serão doados para Ribeirão Preto”, destaca o zootecnista, chefe do Bosque/Zoo Municipal, Alexandre Carvalho Gouvêa.

Obras


Para a implantação dos tanques foi necessário estruturar o local com bombas, sistema de filtragem de água, instalação de ar condicionado, devidamente dimensionado, na administração, na área técnica e área de visitação, visando promover a manutenção da temperatura da água e bom funcionamento dos equipamentos elétricos e o conforto para os visitantes.

Tanques para apoio também foram instalados na área interna do aquário. Esses tanques serão usados para a quarentena dos peixes que necessitarem, antes de serem colocados junto aos demais no tanque.

Também foram instalados exaustores na casa de máquinas para o bom funcionamento dos equipamentos elétricos. A estrutura ainda inclui filtros, lâmpadas especiais, entre outros equipamentos.

Aquário Municipal

O aquário municipal tem caráter histórico cultural e ambiental e será voltado à educação ambiental. Serão 361 peixes, de 40 espécies, distribuídos em sete tanques. Outros dois tanques receberão lontras e jacarés. Juntos, os tanques necessitam de 220 mil litros de água.

Revide on-line
Fotos: Júlio Sian

Compartilhar: