Novo ano em forma

Novo ano em forma

O início de um novo ciclo é uma boa oportunidade para voltar as atenções para o cardápio do dia a dia

Fim de ano é sinônimo de festas, confraternizações, férias, comilança e muitas bebidas. Essa época é agitada, cheia de comemorações e fartura à mesa que, por sinal, esteve repleta de tentações gastronômicas. As receitas típicas do período justificam os excessos da temporada de reuniões familiares e de amigos, mas, depois de encerradas as festividades, é hora de adotar, ou retomar, uma alimentação equilibrada. 

O início de um novo ciclo é uma boa oportunidade para voltar as atenções para o cardápio do dia a dia. No entanto, antes de qualquer mudança, é recomendável fazer uma avaliação e identificar os hábitos e gostos. Falta de tempo ou de planejamento costumam atrapalhar o processo de reeducação alimentar. Ansiedade e preferências à mesa também são determinantes. Comer rápido demais atrapalha bastante quem está tentando se alimentar de forma saudável. Além dessas, há inúmeras outras questões relacionadas à má alimentação e ao ganho de peso. 



Para quem deseja voltar a comer com equilíbrio, a nutricionista Cristina Trovó ensina que o primeiro passo é estabelecer metas realistas, pois a ansiedade para emagrecer rápido também é prejudicial. “Planejamento é a palavra-chave. Evite tudo aquilo que não é planejado e se organize para situações inesperadas”, recomenda. É preciso identificar os pensamentos “sabotadores” como mordidinhas, golinhos e outras recompensas.  A reeducação alimentar visa promover mudanças para o resto da vida, portanto, nada de radicalismos nessa hora: é preciso mudar a maneira de pensar e não subestimar as consequências. 

A nutricionista explica que se a pessoa se preparou para o período de festas diminuindo o percentual de gordura da alimentação antes dos grandes eventos do fim do ano, possivelmente conseguiu manter o peso. Para quem não teve esse cuidado, fazer boas escolhas é fundamental para iniciar o processo de emagrecimento. “Quanto maior esse percentual, mais tempo será necessário para atingir sua meta, por isso, enfatizo que o planejamento é o segredo do sucesso”, reforça Cristina. A especialista alerta que a maioria das pessoas espera até o último momento para fazer dietas radicais ou abusa dos exercícios em busca do corpo perfeito, principalmente quando o verão se aproxima. Para quem tem esse hábito, vale lembrar que uma alimentação muito restritiva e uma carga exaustiva de exercícios prejudicam o organismo. O corpo em forma deve ser fruto de um cuidado que se estende o ano inteiro, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. “Mude sua relação com a comida. Sentir o prazer do alimento é fundamental para evitar excessos e manter uma boa relação com o espelho”, pontua. 
 

Dica 

Ao assar os alimentos, conseguimos reduzir o teor de gordura das preparações. Sempre que preparar um empanado, procure utilizar um cereal, como a aveia ou a quinoa, o que aumenta a oferta de nutrientes e a quantidade de fibras.


Verão saudável

Acenda o sinal de alerta e não caia nas pegadinhas da estação mais quente do ano, confira as dicas na galeria de imagens.

Compartilhar: