Para hidratar o corpo

Para hidratar o corpo

Para aproveitar os dias de folia e manter a saúde em dia, o ideal é hidratar-se bastante, especialmente enquanto se consome bebidas alcoólicas

Carnaval e calor formam uma combinação promissora, mas, também, exige atenção. Para aproveitar os dias de folia e manter a saúde em dia, o ideal é hidratar-se bastante, especialmente enquanto se consome bebidas alcoólicas. Além do excesso de álcool, o alto consumo de alimentos industrializados pode sobrecarregar o organismo — mais uma vez, o segredo para renovar a disposição é ingerir muito líquido. 

Além da água, sucos e alimentos com grande quantidade de água ajudam a manter a hidratação em dia. Essas dicas também contribuem para conservar o corpo bem nutrido e livre de impurezas não apenas nos dias de folia, mas no dia a dia também. Para quem exagerar na dose durante o Carnaval, duas receitas podem melhorar a digestão e deixar o corpo em ordem outra vez. Quem recomenda é a nutricionista Pâmela Coelho: suco de pera, mamão papaia e gengibre formam uma boa combinação; maçã, limão e erva-doce trazem os mesmos benefícios. “As frutas frescas e os vegetais crus contêm enzimas que facilitam a digestão. Esses ingredientes são especialmente benéficos sob a forma de suco, já que, assim, o organismo os absorve com mais facilidade”, explica a nutricionista.

  Para se preparar e garantir a energia para os dias de festa, a nutricionista recomenda combinações que resultam em sucos energizantes e frescos, que liberam energia a qualquer hora e mantêm o metabolismo em pleno funcionamento. Combinando laranja, kiwi e espinafre ou melancia, figo e mel, você está pronto para o que der e vier, garante a especialista. 

Se, mesmo seguindo as recomendações, o folião acabar exagerando e não se hidratando adequadamente, aposte na água de coco. “Assim como os sucos de frutas naturais e o soro oral, a água de coco é uma opção rápida e prática, que auxilia na hidratação. Considerando que cada caso é específico, o recomendado é que se procure um profissional da área para mais informações e avaliação do melhor tratamento”, recomenda. Pamela ressalta, ainda, que é importante não passar longos períodos sem se alimentar. “O organismo precisa de energia, por isso, tenha sempre em mãos frutas, castanhas, barras de cereais, etc”, acrescenta. 

Compartilhar: