Receita para combater o estresse

Receita para combater o estresse

Uma alimentação equilibrada pode contribuir bastante na luta contra a fadiga do corpo e o estresse

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas estão sofrendo com a fadiga do corpo e o estresse, que provocam diferentes reações fisiológicas e, em excesso, podem desequilibrar todo o organismo. Essas reações são respostas físicas ao desgaste mental, causado, por exemplo, pela jornada de trabalho excessiva, pela sobrecarga de tarefas e por preocupações do dia a dia. Não dar a devida atenção aos sinais do corpo, nesse sentido, pode gerar problemas de saúde mais sérios, como questões gastrointestinais, queda de cabelo e até dores pelo corpo. 

Segundo a nutricionista Milene Ferronato, uma alimentação equilibrada pode contribuir bastante na luta contra o estresse. Com a proximidade das confraternizações de fim de ano, seguir uma alimentação saudável fica ainda mais difícil. Por isso, é importante manter os horários de rotina alimentar, evitar pular refeições, e, principalmente, não ficar sem comer para compensar as comilanças ocasionais. “Nas festas, é mais fácil exagerar em alimentos concentrados em gorduras, açúcares, sal e bebidas alcoólicas que podem levar à indisposição e estragar a festa”, pontua Milene.
 
Vale ressaltar que existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Além de alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores, como a serotonina, responsável pelo bom humor e pela sensação de prazer. “Cuidado ao retirar o carboidrato da dieta na tentativa de não engordar. Isso pode levar a um resultado negativo, pois o carboidrato ajuda na absorção do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que alivia o estresse e melhora o humor”, explica. Com uma alimentação equilibrada e saudável, dá para melhorar as atividades orgânicas, favorecendo um bom funcionamento do corpo e da mente. 

Alimentos que não podem faltar na sua rotina

• Carnes, ovos, leite e derivados são ricos em triptofano

• Peixes e frutos do mar são repletos de selênio, zinco, vitamina B12 e ômega 3, que aumenta a produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar

• Cerais, como trigo e quinua, são muito ricos em proteína e cálcio

• Feijão branco e grão de bico, além de serem boas fontes de triptofano, têm magnésio, que promove relaxamento e melhora a produção de energia corporal

• Castanhas e sementes, como girassol, gergelim e abóbora, possuem minerais como selênio, magnésio e ômegas

• Vegetais de folhas escuras, compostos por ácido fólico, participam da liberação de serotonina

• Laranja, limão e maracujá são ricos em vitaminas C e flavonoides, que ajudam a relaxar

• Banana tem bastante B6, magnésio, potássio e carboidratos, precursores de serotonina

• Alimentos de coloração alaranjada, como a cenoura e a abóbora, pelo seu alto teor de betacaroteno e minerais

Suco para melhorar a ressaca

Ingredientes
Água de coco
Abacaxi
Suco de limão
Folhas de couve
Hortelã

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes com gelo e não coe.


Mistura perfeita
Banana + aveia + cacau em pó = um delicioso lanche


 

 

 

 

Dicas da nutricionista 
Por milene ferronato

1. Não deixe faltar chocolate com 70% de cacau, que possui alto teor de triptofano e flavonoides antioxidantes.
2. Consuma a laranja com a parte branca da casca, que funciona como um excelente digestivo.
3. Banana, aveia (rica em triptofano) e mel (energia rápida para melhorar a biodisponibilidade do triptofano) formam uma excelente combinação.
4. Inclua alface na rotina, que é rica em calmantes naturais graças à lactucina, presente, principalmente, nos talos.

Compartilhar: