Receitas  da sorte

Receitas da sorte

Para dar uma “forcinha” nessa virada de ano, muitas pessoas incluem na gastronomia ingredientes que prometem contribuir para renovar as energias

A contagem regressiva para o Réveillon começou e, com ela, os rituais para um ano próspero e farto. Para dar uma “forcinha” nessa virada de ano, muitas pessoas incluem na gastronomia ingredientes que prometem contribuir para renovar as energias. Segundo pesquisadores, tanto no passado quanto no presente, os rituais e as superstições envolvendo os alimentos são referências dessa transição de um ano para outro. “Nessa época, alguns alimentos aparecem como item de sorte na mesa de ano novo como, por exemplo, a romã e as lentilhas. Além do mais, são itens deliciosos e, no caso da romã, muito decorativa”, comenta a banqueteira Miriam Paterno. 

Apesar de não virem acompanhadas de nenhuma comprovação científica, é difícil achar alguém que nunca tenha se rendido a uma das receitas de Ano Novo, mesmo sem colocar muita fé. Entrando na contagem regressiva para a chegada do próximo ano, confira algumas curiosidades sobre os principais alimentos para a ceia e teste as receitas sugeridas. 



Aposte em...

Lentilha: seja pela forma arredondada ou por dobrar de tamanho ao ser cozida, a lentilha traz sorte, dinheiro e fartura. 
Uva: para trazer sorte e prosperidade, a dica é comer doze uvas na virada do ano e fazer  um pedido. 
Romã: o ritual mais famoso é chupar três sementes de romã pedindo dinheiro e depois guardá-las na carteira, pois simbolizam fartura. 
Arroz: principalmente para libaneses e japoneses, o arroz simboliza fartura, sorte e riqueza.
Carnes: a tradição diz que não se deve comer nenhum tipo de ave, que ciscam para trás e são associadas a retrocessos.
Champanhe: brinde o novo ano em grande estilo para trazer prosperidade ao próximo ciclo. 


Use e abuse!
Confira algumas dicas da chef para incluir os ingredientes na ceia de Ano Novo:

1 • Faça um arroz com lentilhas ou uma salada com camarão e alho porró, que fica uma delícia.
2 • Elabore um lindo arranjo para o centro da mesa com romãs e outras frutas natalinas. Além de decorar, cada um pode retirar sua sementinha e guardá-la na carteira. 
3 • O tender pode ser servido com frutas vermelhas ou frutas grelhadas. A sugestão é laquear com mel e manteiga, conferindo um brilho todo especial. 
4 • O pernil de cordeiro com ervas finas fica excelente acompanhando o arroz com lentilhas. 
5 • O bacalhau pode ser servido com natas ou crosta de amêndoas. Em qualquer receita, não esqueça o azeite em abundância. 
6 • Para as bebidas, use o xarope de romã no suco de laranja e com vodka: o drink fica com uma cor bonita e um sabor especial. 

 

Faça em casa

Bacalhau em crosta de amêndoas 

Ingredientes:
- 1 kg de filé de bacalhau
- 1 dente de alho batido
- 200 ml de azeite
- 300 g de amêndoas laminadas e douradas
- 8 claras de ovos
- 200 g de parmesão 
- sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere os filés de bacalhau com o alho, o sal e metade do azeite. Para a crosta, misture as claras de ovo, o parmesão e as amêndoas. Arrume os filés de bacalhau sobre uma assadeira com o azeite restante e passe sobre eles uma camada da mistura para a crosta. Leve ao forno até dourar.

Pernil de cordeiro

Ingredientes:
- 1 pernil de cordeiro de aproximadamente 2 kg
- 500 ml de vinho branco seco
- 300 ml de azeite
- 5 dentes de alho
- 1 cebola média
- ½ maço de alecrim
- ½ maço de hortelã
- sal a gosto

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o vinho branco, o azeite, o alho, a cebola, o alecrim, a hortelã e o sal. Coloque sobre o pernil e deixe marinar por oito horas na geladeira. Asse-o na própria marinada por aproximadamente três horas em papel alumínio. Para finalizar, retire o papel alumínio e deixe dourar.

Compartilhar: