Arte, cultura e moda

Arte, cultura e moda

Figura emblemática das artes plásticas, Frida Kahlo é tema de um projeto que também envolve moda e cultura para representar a força feminina na sociedade

A artista mexicana Frida Kahlo foi a inspiração — e a homenageada — no projeto comemorativo aos dois anos da Varanda. A proprietária da loja, Carla Ristum, uniu-se à POPit Consultoria, comandada por Alexandra Lima e Flávia Mansur, para idealizar cada detalhe da ação que dá continuidade ao projeto “Mulheres da Varanda”, iniciado no ano passado, em comemoração ao primeiro aniversário da loja. Desta vez, o evento #TodasSomosFrida une arte, moda e cultura, resultando em uma exposição que fica em cartaz na Varanda até o dia 26 de setembro.

Carla é fã de Frida e levou essa identificação com a artista para a Varanda, que tem na arte um de seus pilares de sustentação. “A loja tem esse quê de colorido, de mistura, de diverso e até de certa irreverência. Desenvolver uma ação inspirada na Frida era um desejo antigo meu”, revela. A empresária faz questão de propagar o conceito de moda além do vestir, passeando por outros universos, como a cultura e a arte. Por isso, o #TodasSomosFrida foi cuidado com tanto carinho e desenvolvido com muito profissionalismo.

Para a realização do projeto, as idealizadoras escolheram dez mulheres que, assim como Frida Kahlo, também representam a força feminina na sociedade. “Essas mulheres são destaque nas suas áreas de atuação profissional, independentes, mães, filhas, esposas, e, entre outras características, são todas Fridas”, reforça Carla. As escolhidas foram: Amanda Custodio, Ana Ismeria, Carolina Degani, Cacau Ribeiro, Carla Ristum, Adriana Ramos, Flávia Borges, Janaína Cruz, Mariana Campos e Melissa Penha.



Produzidas pelo Studio DK, as participantes do projeto foram interpretadas pelas lentes das fotógrafas Camila Belleza, Carla Benedini, Debora Pitanguy, Deborah Evelyn e Flávia Mansur. Cada participante compôs a sua produção com peças da Varanda e com itens de acerto pessoal. O resultado desse trabalho foi apresentado no dia 26 de agosto, em um ambiente que contou com caracterização, comidas e bebidas inspiradas na mulher que foi Frida Kahlo e em seu universo. A artista Ana Clara Joly foi convidada para cuidar de toda a cenografia.

Além da exposição, será desenvolvido um editorial virtual, apresentando as peças escolhidas por cada mulher para compor sua produção. Carla aproveita para lembrar que, no dia 27 de setembro, será inaugurada a exposição “Frida Kahlo — Conexões entre Mulheres Surrealistas no México”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde o público poderá se aproximar um pouco mais do universo da mexicana. “A nossa ideia é, também, iniciar nas pessoas esse conhecimento de uma artista genial, provocá-las para conhecer melhor sua obra e dar acesso ao fantástico universo das artes”, finaliza Carla.

Compartilhar: