Grandes Empresários

Grandes Empresários

Terceira edição do projeto da ACIRP lança o livro “O construtor de sonhos”, obra que narra a trajetória profissional de José Roberto Pereira Alvim

A noite de 16 de março foi de festa no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Autoridades, diretores, colaboradores, convidados e imprensa conferiram o lançamento do livro “O construtor de sonhos – Como José Roberto Pereira Alvim edificou sua história de conquistas”, que narra a trajetória empreendedora do fundador da Construtora Pereira Alvim.

De autoria da jornalista Ana Cândida Tofeti, a obra é o terceiro lançamento da série Grandes Empresários ACIRP, cuja proposta é revelar a caminhada de empresários que começaram praticamente do zero e, hoje, são referência, além de suas áreas de atuação. Já foram publicados Uma Vida de Entrega — que apresenta a carreira de João Naves, fundador da RTE Rodonaves — e As Lições das Abelhas — que traz a história de Manoel Tavares, criador da Apis Flora. “Espero que minha história sirva para que outras pessoas sintam-se motivadas a batalhar por seus objetivos”, observa José Roberto.

A trajetória profissional do empresário começou aos 17 anos, quando deixou a casa dos pais, em Santa Cruz do Rio Pardo, para tentar a vida como ajudante de obra em um conjunto habitacional de Rio Claro. Em pouco tempo de trabalho, ganhou a confiança do engenheiro responsável, tornou-se encarregado e foi convidado pelo dono da construtora a se mudar para Ribeirão Preto para administrar as obras na região. José Roberto se formou em Matemática, casou, tem duas filhas e uma neta. Além disso, foi sócio de duas empresas antes de fundar a Pereira Alvim, em novembro de 1993.

A escolha dos empresários dessa série obedece alguns critérios: o biografado deve ter  nascido ou se destacado em Ribeirão Preto, estar vivo durante a elaboração da obra e comandar uma empresa idônea, transparente e ética. Também é essencial que o fundador tenha iniciado com uma empresa pequena e, a partir daí, desenvolvido um negócio de renome. “A série é a materialização de um dos principais objetivos da entidade: ser um centro de reflexão do empresariado ribeirãopretano”, explica o presidente da ACIRP, Antonio Carlos Maçonetto.

Compartilhar: