Transpondo  fronteiras

Transpondo fronteiras

Departamento de Relações Internacionais da ACIRP auxilia empresas de Ribeirão Preto e região a crescerem no mercado global

Internacionalizar a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e, por consequência, facilitar o ingresso de micro, pequenas e médias indústrias no mercado global de exportação. Esse é o objetivo do Departamento de Relações Internacionais, braço da entidade responsável por transformar Ribeirão Preto em uma das cidades que mais recebem a atenção de representantes estrangeiros e de empresas investidoras de diversos países. Foram várias as ações promovidas pelo Departamento desde a criação, em 2009. Entre elas, a Rodada de Negócios Brasil Trade, que acontecerá no dia 20 de abril, a partir das 8h30, na sede da entidade (Rua Visconde de Inhaúma, 489). O evento, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e com o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), facilita o fechamento de negócios e de parcerias internacionais. Em 2016, o encontro rendeu US$ 23,9 milhões, com participação de 19 tradings, 80 indústrias, 266 reuniões e compradores da África do Sul, Uruguai, Colômbia e Costa Rica.


Maçonetto, Manoel Tavares, da Apis Flora e Júlio Soncini, na entrega do Prêmio Exporta Ribeirão 2016

Para esta edição, os realizadores esperam manter os números. “Nosso trabalho é trazer empresas interessadas em conhecer e em investir na cidade, além de apresentar a outros países possibilidades de negócios com empresários locais”, observa o diretor de Relações Internacionais da ACIRP, Julio César Soncini. Essa iniciativa é apenas uma das frentes de atuação do departamento, que auxilia uma série de indústrias de Ribeirão Preto e região a terem contato com o mercado externo. Outra ação de sucesso são as missões e a participação em feiras internacionais. Duas aconteceram devido às relações entre a ACIRP e o Consulado da Itália. Em 2015, empresários estiveram na Expo Milão e, em 2016, 15 empresas visitaram, em novembro, a Feira EIMA Internacional, em Bologna.


Visita da embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, em maio de 2015 | Fotos: Ayrton Photos

A Associação também é responsável pela vinda de representantes de outros países à cidade. Só na última semana de fevereiro, estiveram na entidade três comitivas. No dia 22, houve encontro entre empresários, diretoria da ACIRP, o cônsul econômico da Suíça no Brasil, Philippe Praz, e o gerente de desenvolvimento de negócios do Swiss Business Hub Brasil, Simon Locher. Na tarde do mesmo dia, a ACIRP recebeu a chefe de Assuntos Exteriores da Câmara de Comércio de Antalya, na Turquia, Arife Ünal. O roteiro internacional terminou no dia 24, com a vinda da embaixadora de Botswana, Bernadette Rathedi. “Essas visitas mostram que o trabalho do Departamento de Relações Internacionais está surtindo frutos. Nossa função é estreitar os laços entre as empresas de Ribeirão Preto e o mercado externo”, argumenta o presidente da ACIRP, Antonio Carlos Maçonetto. Nos últimos três anos, a entidade recebeu 50 visitas internacionais.


“Uma de nossas metas é estreitar os laços entre as empresas locais e o mercado global”, revela Maçonetto | Fotos: Rafael Cautella

Maçonetto lembra que, desde julho de 2014, Ribeirão Preto entrou no roteiro de delegações estrangeiras, quando instaurou o Conselho de Cônsules, uma iniciativa que reúne Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido, países que possuem cônsules honorários na cidade. Além de ampliar as relações e as ações para facilitar os trâmites econômicos, sociais e culturais da cidade com o mundo, entre as funções do grupo está o desafio de acelerar os processos, como a emissão de vistos.


Comitiva de empresários de Ribeirão e região na EIMA em 2016

Outra iniciativa para desburocratizar a vida de quem deseja fazer negócios com o exterior que contou com apoio e envolvimento da ACIRP foi a vinda do Poupatempo do Exportador para o município, evento da Investe SP, órgão do Governo do Estado de São Paulo, com o Lide Ribeirão Preto, ocorrido em junho de 2016, no Centro de Eventos RibeirãoShopping. Além de palestras de capacitação, o encontro possibilitou que instituições públicas e privadas prestassem atendimento aos empreendedores no local.

Maçonetto ressalta, ainda, que há dois anos a ACIRP promove, em dezembro, o Prêmio Exporta Ribeirão, durante o Encontro de Comércio Exterior. Em 2016, 17 empresas locais e da região foram premiadas. “Exportar é fundamental para expandir os horizontes de uma empresa. Além de ampliar o raio de atuação, as exigências de um mercado mais competitivo fazem com que as empresas revejam conceitos, tornem os processos mais eficientes e se fortaleçam no mercado interno”, pontua o economista da ACIRP, Gabriel Couto.

Compartilhar: