Começa a oficialização de candidaturas

Começa a oficialização de candidaturas

PCdoB, em coligação com o PT, dá a largada nas convenções de partidos com pré-candidatos a prefeito e inicia o período de confirmação de nomes também de vice e de vereadores

Com a possível presença de lideranças nacionais, como a senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), do deputado federal e ex-ministro Orlando Silva (PCdoB-SP) e da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeã, também do PCdoB, o partido dá início ao período de convenções partidárias das siglas que terão candidatos a prefeito. As convenções estão permitidas desde o dia 20 e seguem até 5 de agosto. O encontro de filiados dos dois partidos será nesta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal, a partir das 19h. O PT, que participará da coligação, também fará sua convenção no mesmo dia e horário. 

A chapa será encabeçada pelo sindicalista e presidente local do PCdoB, Wagner Rodrigues, e terá como candidato a vice-prefeito, pelo PT, o advogado Fernando Tremura. As duas siglas farão também coligação proporcional, para a formação da chapa de vereadores. O PT apresentará 19 nomes e o PCdoB, 22. “Na verdade, temos mais de 22 nomes. Teremos que selecionar”, disse Wagner Rodrigues.

O final de semana será movimentado, ainda, por três outros partidos que pretendem oficializar nomes de candidatos. PTB, PSD e PSOL escolheram a manhã do domingo, 24, para suas “escolhas”. Os trabalhos começam às 9h, na Câmara Municipal. O PTB deve sacramentar a candidatura a prefeito do radialista e advogado Rodrigo Camargo, em coligação com o PSD. Os dois partidos coligam também na chapa de vereadores, mas ainda não há definição de candidato a vice. “Podemos ter uma surpresa, com a participação de um terceiro partido”, disse o presidente PTB em Ribeirão Preto, Paulo Garde. A escolha da data no início do período foi estratégica. “Faremos logo por motivos técnicos. Depois da convenção precisamos preparar muitos documentos”, afirmou. Segundo o presidente local do PSOL, Estevan Martins de Campos, o partido decidiu pela candidatura a prefeito do médico José Hermenegildo de Martin. “Não faremos nenhuma coligação. Teremos candidato a prefeito, vice e cerca de 20 candidatos a vereador”, afirmou Estevan. 

Semana de folga

Novas escolhas de candidato a prefeito e vice só voltam a ocorrer no sábado seguinte, dia 30 de julho, às 10h, quando o PSDB, que tem como pré-candidato o deputado federal Duarte Nogueira, realiza a convenção municipal. Os tucanos ainda não falam na candidatura a vice-prefeito, mas já estão praticamente fechadas as coligações com PP, Solidariedade (SD), DEM e PTC. Outras três legendas estão na alça de mira, mas ainda “em sigilo”. “Estamos conversando, mas temos que esperar e respeitar as decisões dos partidos”, disse o presidente do diretório municipal, Nicanor Lopes. Ele acredita, no entanto, que as negociações evoluam antes do dia da convenção.

O juiz aposentado e presidente local do PSB, João Gandini, marcou a convenção do seu partido para o dia 1º de agosto, às 19h, na Câmara Municipal. Ele é o próprio pré-candidato a prefeito e quem conduz as negociações em busca de coligações partidárias, mas não tem nada concretizado. “Estamos conversando com vários partidos, mas não podemos divulgar porque ainda não fechamos. Nos próximos dias, anunciaremos a pré-campanha e divulgaremos quem são os apoiadores”, disse Gandini. O partido também faz, neste sábado, 23, às 10h, na Câmara Municipal, um encontro com a presença do seu presidente nacional, Carlos Siqueira.

O PHS, que tem como pré-candidato a prefeito o ex-deputado federal Corauci Sobrinho – também presidente local da legenda – agendou a convenção para o dia 2 de agosto, às 20h. O local ainda não foi definido. Corauci disse que deve alugar algum salão para fazer o encontro. Ainda sem coligação, ele conversa com a Rede Sustentabilidade e com o PV. “Estamos em busca de parcerias para que possamos estar inseridos nos debates. Temos sete deputados federais, quando a legislação eleitoral determina que sejam nove”, afirmou o ex-deputado. A Rede, citada por Corauci, tem como pré-candidato o empresário Fábio Zan que ainda não marcou a convenção.

Último dia

Os dois últimos partidos com pré-candidatos a realizar convenções são PDT e PPS. Os dois decidirão os nomes no dia 5 de agosto, prazo final da Justiça Eleitoral. Pelo PDT, o nome anunciado é o do vereador Ricardo Silva, enquanto o PPS apresentou como pré-candidato o promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa. O pedetista já fechou acordo de coligação com o PR, PMN, PROS, PMB, PRB e PMN. Ricardo afirma que as conversações seguem com outras siglas, mas ainda faltam definições.

A situação do PPS é ainda de busca por coligações e de reafirmação da candidatura. Segundo o presidente local da sigla, Carlos César Sturari, ainda haveria uma conversa com o presidente estadual e secretário da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para a definição de caminhos nas eleições de 2 de outubro. “Vamos resolver se manteremos a candidatura própria ou se participaremos de outra coligação”, comentou. Com secretaria no governo estadual tucano, uma aliança com o PSDB seria quase obrigatória.

Proporcionais

Siglas que lançarão candidatos a vereador, em coligação com outros partidos ou com “chapa pura” também fazem convenções no período. Uma grande parte das legendas não fará coligação porque não haverá vantagem no número de candidatos. Até o ano passado, um partido poderia lançar candidaturas a vereador de até 150% do número de cadeiras na Câmara Municipal. Em caso de coligação, com um ou mais partidos, poderia lançar 200%. Com a aprovação da minirreforma eleitoral, em 2015, sozinho ou em coligação, o percentual é o mesmo. Como em Ribeirão Preto serão 27 os vereadores a partir do ano que vem, partidos e coligações podem registrar até 41 nomes. 

Próximos passos

Após a coligação que oficializa os nomes, os partidos e as coligações podem buscar o registro de seus candidatos na Justiça Eleitoral. A data final para o pedido de registro é o dia 15 de agosto. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19h da data estabelecida. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas excedentes devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior.

Partidos e candidatos não precisam esperar pelo prazo final. Quem buscar o registro com antecedência terá toda a documentação pronta já para o dia 16 de agosto, quando tem início a propaganda eleitoral. Para que o candidato possa realizar a campanha, tem que gastar e, para isso, ele precisa ter um CNPJ e uma conta aberta. Antes disso, necessita estar registrado. Sem CNPJ e conta bancária, o candidato não pode arrecadar e gastar recursos na campanha. Após o protocolo do pedido de registro, a Justiça Eleitoral tem três dias úteis para fornecer o CNPJ do candidato.

Principalmente os candidatos a vereador precisarão dispor de recursos para a campanha, já que terão pouca ajuda da propaganda gratuita em rádio e TV. Na campanha deste ano, a propaganda eleitoral gratuita terá dois blocos de dez minutos cada que serão utilizados apenas por candidatos a prefeito e vice. Os vereadores aparecerão apenas nos comerciais no decorrer da programação das emissoras.

Compartilhar: