Decisão definitiva

Decisão definitiva

Eleitores de Ribeirão Preto voltam às urnas neste domingo para escolher, entre Duarte Nogueira e Ricardo Silva, o prefeito que governará a cidade pelos próximos quatro anos

Ribeirão Preto é uma das 13 cidades do estado de São Paulo que volta às urnas neste domingo, 30 de outubro, para decidir quem será o sucessor da prefeita Dárcy Vera (PSD) nos próximos quatro anos. Disputam a preferência dos eleitores os candidatos Duarte Nogueira (PSDB) e Ricardo Silva (PDT), que conquistaram 100.462 votos, ou 39,86%, e 70.215 votos, o que equivale a 27,86% dos votos válidos, respectivamente, no primeiro turno. Há 435.381 eleitores aptos a votar em cerca de 1,2 mil seções eleitorais distribuídas por seis zonas. 

No dia 2 deste mês, 109.709 eleitores (25,20%) deixaram de comparecer à eleição, enquanto outros 73.625 votaram em branco ou anularam sua opinião, o que elevou para mais de 42% o percentual de votos não válidos. Em função deste fato, os dois candidatos fizeram apelos em suas campanhas para que os eleitores compareçam à eleição de domingo.
As urnas eleitorais seguem para as seções neste sábado, 29, onde permanecem guardadas por policiais militares. Os equipamentos foram revisados, porque agora são apenas dois os candidatos a prefeito e não há mais disputa para vereador. A expectativa é que a votação seja rápida e que a apuração também termine antes das 20h do domingo. As seções eleitorais serão abertas às 8h e a votação vai até as 17h. A apuração começa logo após a chegada das urnas ao Cartório da rua Cerqueira César, no Centro. A eleição deste ano tem na presidência o juiz Ricardo Braga Monte Serrat, titular da 108ª Zona Eleitoral, que abriga os eleitores da área central.

A campanha do segundo turno teve início na segunda-feira após a eleição, mas a propaganda eleitoral gratuita começou apenas no dia 11, seguindo até sexta-feira, 28. A divulgação de propostas contou com a realização de quatro debates por emissoras de televisão e um realizado por um jornal impresso, com transmissão por emissora de rádio FM e página do Facebook. Além destas duas formas de divulgação, os candidatos concederam várias entrevistas a veículos de comunicação e fizeram diversas caminhadas pelos bairros da cidade. As redes sociais também foram bombardeadas com propagandas eleitorais, feitas por transmissões ao vivo, vídeos gravados, textos e imagens postados. 


Ricardo Silva (PDT) – prefeito

Guilherme Feitosa (PMDB) – vice-prefeito. O vereador Ricardo Silva tem 31 anos, está em seu primeiro mandato na Câmara, onde marcou sua atuação na oposição ao governo atual, apesar de ter sido eleito na coligação da prefeita Dárcy Vera (PSD). Em 2012, foi o vereador mais votado, com  9.416 votos. O pedetista também disputou a eleição para deputado federal, em 2014, quando obteve 98.870 votos, ficando na primeira suplência. É advogado e também formado em Filosofia, com pós-graduação em Sociologia. Em sua campanha, tem pregado a transparência na administração municipal, que deve ser conduzida por técnicos nos diversos setores, sem apadrinhamento político. Entre suas propostas, tem priorizado a saúde, a educação e o investimento em infraestrutura, notadamente, no tapa-buracos. Além do PDT, a coligação de Ricardo silva tem o apoio do PMDB, PSC, PR, PEN, PROS, PRB.

 

Duarte Nogueira (PSDB) – prefeito

Carlos Cezar Barbosa (PPS) – vice-prefeito. Com 52 anos, Antonio Duarte Nogueira Júnior é engenheiro agrônomo e foi deputado estadual por três mandatos. Está em seu terceiro mandato como deputado federal, cargo para o qual foi reeleito em outubro de 2014, com 254.051 votos. Foi presidente do PSDB do Estado de São Paulo por dois anos (2013 a 2015) e secretário de Estado de Logística e Transportes de janeiro de 2015 até abril de 2016. Já foi, também, secretário estadual de Habitação e Agricultura. Esta é a quarta vez que ele concorre ao cargo de prefeito, tendo disputado as eleições de 1992, 2000 e 2012. A campanha do tucano tem as principais propostas focadas na educação, na saúde e na restruturação da máquina pública, com um propagado choque de gestão. A coligação encabeçada pelo PSDB tem também os partidos PPS, Solidariedade (SD), PTC, PHS, DEM, PP.

 

Disputa em 13 cidades

Além de Ribeirão Preto, outras 12 cidades paulistas terão eleições neste domingo. Na região, Franca tem como candidatos à prefeitura o ex-prefeito Sidnei Franco da Rocha (PSDB) e o ex-deputado estadual Gilson de Souza (DEM). O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores, em que nenhum candidato obteve a maioria dos votos válidos (50% mais um voto) no primeiro turno.

Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá e Osasco, na região metropolitana de São Paulo; Sorocaba, Jundiaí, Bauru e Suzano, no interior, além de Guarujá, no litoral paulista, são as cidades com disputa. Há eleição, ainda, em 18 capitais e mais 24 municípios do interior de outros estados. 

Compartilhar: