Sertãozinho faz manifesto por retomada econômica

Sertãozinho faz manifesto por retomada econômica

Movimento para reerguer setor sucroenergético tem união de trabalhadores, empresários, poder público e entidades; ato acontece na terça-feira, dia 27

Empresários, trabalhadores, entidade e poder público de Sertãozinho marcaram para a próxima terça-feira, dia 27, a partir das 7h30, um grande ato pela retomada do setor sucroenergético.

A manifestação foi planejada a partir da mobilização empreendida pela Prefeitura de Sertãozinho junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT), ao Sindicato dos Metalúrgicos, ao Ceise Br, à Acis, ao Sincomércio, à Canaoeste, à Câmara Municipal, ao SINDINAP, à OAB, à Amasert e ao Sincomerciários, durante a constituição do Pacto Social pelo Emprego.

A manifestação é uma reação à crise vivida pela cidade, que já teve fechados milhares de postos de trabalho nos últimos seis meses, em função de impactos negativos acumulados pelo setor que movimenta a economia da cidade.

De acordo com os organizadores do manifesto, cidadãos de Sertãozinho e de todas as cidades da região que têm sofrido com a crise no setor sucroenergético e estão convidados a participar dom ato, que tem por objetivo sensibilizar as esferas governamentais estadual e federal, sobre os problemas causados pela falta de incentivo ao setor sucroenergético, com prejuízo econômico a centenas de municípios canavieiros.

“Os números do desemprego, além de indústrias e empresas que estão sendo fechadas, não deixam margem de dúvida sobre a gravidade do problema. Em Sertãozinho, por exemplo, as dificuldades enfrentadas pelo setor sucroenergético estão produzindo uma reação em cadeia, com queda na arrecadação do município, estagnação do comércio e desemprego. A palavra de ordem é união e, para isso, reforçamos nosso convite às cidades da região para que se unam a esta iniciativa e nos ajudem a elevar as discussões para a resolução dessa situação”, afirma o prefeito Zezinho Gimenez (PSDB).

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, a proposta é de que, no próximo dia 27, todas as empresas suspendam suas atividades em apoio à manifestação.

“A ideia é de que a região ‘pare’ e todos se unam em torno de um bem comum, pois nossas usinas e indústrias precisam recuperar a produtividade, para que nossa cidade possa gerar emprego e renda para a população, e para que o comércio, a saúde e os serviços de modo geral possam prosperar. Nós contamos com a participação ativa dos empresários e dos trabalhadores sertanezinos, para que o Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético possa atingir o êxito esperado”, comenta Liboni.

As entidades ligadas à organização do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético estão empenhadas e acreditam na repercussão positiva da manifestação.

“Esse é o momento de nos unirmos, pois juntos somos fortes, e 2015 será o ano da virada para Sertãozinho. Com certeza, em breve, veremos um futuro bem melhor, pois uma vitória já é certa: a união dos empresários com os trabalhadores em busca do sucesso. Sertãozinho já conseguiu essa conquista na década de 80 e agora não será diferente”, aponta o presidente do Sincomerciários, Jonathan Faleiros.

“A indústria de base do setor sucroenergético é um dos elos que mais vem amargando os efeitos dessa crise. Porém, toda a cadeia encontra-se numa situação insustentável e, por isso, devemos fazer do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético um instrumento de propagação das nossas reivindicações, das nossas urgências”, destaca o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho.




O presidente da Orplana e da Canaoeste, e diretor superintendente da Copercana, Manoel Ortolan, reforça a importância do movimento. “São grandes as dificuldades atravessadas por toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético e pela indústria de base, tanto em Sertãozinho como em vários outros municípios do país, e o Governo Federal não tem tomado as medidas necessárias para garantir que haja uma retomada do crescimento. Por isso, um movimento como esse é extremamente importante”, analisa.

A manifestação

O Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético acontece no dia 27 de janeiro, terça-feira, com concentração a partir das 7h30, em dois pontos de partida, facilitando a participação de todos os cidadãos: Praça Rotatória “Thirso Pelá” (em frente ao Ibis Hotel) e Praça Rotatória da Estrada Vicinal “Antônio Sarti” com a Rodovia “Armando de Salles Oliveira” (próximo à empresa Dedini).

Os manifestantes farão uma caminhada de cerca de 2 quilômetros  até o ponto onde acontecerá a apresentação do documento com as principais reivindicações dos setores envolvidos. A previsão é de que o ato se encerre às 10h.

São esperadas para a manifestação cerca de 15 mil pessoas, entre trabalhadores dos setores metalúrgico, canavieiro e do comércio; representantes de sindicatos e associações ligadas ao setor sucroenergético; autoridades municipais e regionais, além dos cidadãos em geral.

Comissão parlamentar

A Câmara Municipal de Sertãozinho irá apoiar o movimento com a criação de uma Comissão Parlamentar para acompanhamento e fiscalização de soluções que contribuam com o setor. A votação do ato de criação da comissão acontece nesta segunda-feira, dia 26, às 18h, em sessão extraordinária.

De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Sílvio Blancacco (PSDB), é de extrema importância que o município possa contar com uma Comissão local.

"Sertãozinho e outros municípios da região passam por um cenário econômico delicado, com a crise que atinge o setor sucroenergético e vem afetando os demais setores, como indústria, comércio e a própria arrecadação municipal, fazendo com que os munícipes sofram com o desemprego”, comenta Blancacco.

A crise instalada no setor sucroenergético, que desde 2007 já levou ao fechamento de cerca de 60 usinas em todo o Brasil, foi desenrolando uma reação em cadeia, com milhares de demissões na cadeia produtiva, e a expectativa é de que outras 30 usinas suspendam a produção nas próximas duas safras.

A consequência foi a queda na produção do setor metalúrgico que, diante das dificuldades, também iniciou um processo de demissões em massa. Para Samuel Marqueti, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho, os efeitos da crise para a classe trabalhadora têm sido graves e é preciso união.

“Tudo indica que o ano de 2015 vai exigir a máxima união e solidariedade de todos os trabalhadores. E nesse contexto, o Sindicato dos Metalúrgicos manterá sua postura de representar e defender os interesses e os direitos das famílias metalúrgicas, dentro e fora das fábricas. O Sindicato e a Força Sindical apoiam a manifestação do dia 27, e conclamam a classe trabalhadora a participar da ação”, afirma.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

 
 
 

Compartilhar: