Savegnago

Savegnago

Uma empresa de 40 anos

Almejando melhores oportunidades, Aparecido Savegnago apostou no futuro e, a partir da venda de uma máquina de beneficiar arroz, comprou um supermercado de apenas 300 m², que deu origem ao Savegnago Supermercados, em Sertãozinho. Ao lado de seus filhos e sócios José Carlos, Antônio Aparecido (Toninho) e Sebastião Edson (Chalim), o patriarca inaugurou a primeira unidade em 30 de agosto de 1976, que dispunha de apenas seis funcionários e dois caixas. “Meu pai acreditava que o projeto era inovador. O ramo supermercadista estava começando, então, ele alinhou o sonho e a vontade de trabalhar em família, como manda a tradição italiana”, conta Chalim.

Os negócios cresceram e, em 1988, a primeira loja em Ribeirão Preto e sexta da rede foi inaugurada. Atualmente, são 33 lojas dispostas nas cidades de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Jardinópolis, Franca, Barretos, Bebedouro, Araraquara, Matão, Jaboticabal, Monte Alto e São Carlos. A marca conta também com quatro postos de combustíveis e um Centro de Distribuição de 25 mil m², localizado no Distrito Industrial de Ribeirão Preto. A rede oferece os serviços de cinema com a Star Cine, em Sertãozinho, e lojas satélites, pontos comerciais integrados às lojas Savegnago.

Até 2015, a empresa era limitada com dois sócios, Sebastião Edson (Chalim) e Antônio Aparecido (Toninho), e, nesse ano, aconteceu a criação da Savegnago Participações e Negócios S.A., que consolidou todas as operações do grupo: Savegnago Supermercados, que inclui o Savegnago Online, o Auto Posto Savegnago e o Star Cine em Sertãozinho, Savegnago Administradora de Cartões (SAC), Savegnago Empreendimentos e Participações (SEP) e Savegnago Desenvolvimento Imobiliário (SDI).

O Savegnago aposta no excelente atendimento e no esforço por preços baixos, o que faz com que a marca seja referência e conte com cinco milhões de visitantes ao mês e mais de 6,5 mil funcionários. Para seus colaboradores, a rede aposta no treinamento constante, no bom relacionamento e em programas de benefícios, como premiações pelo quadro de frequência, plano de carreira, participação nos lucros e o Projeto Ideia, que consiste na obtenção de propostas de melhorias na empresa, entre outros.

Pensando sempre no consumidor, o Savegnago iniciou a implantação de equipamentos de self-checkout, permitindo que o cliente realize todas as etapas da compra, e desenvolveu o Customer Relationship Management (CRM), sistema automatizado que aumenta a interação entre a rede e o cliente. Mais de 700 mil pessoas foram cadastradas e várias ações pontuais realizadas com sucesso.

Outro destaque é a venda online pelo site do Savegnago, feita de acordo com a região que cada consumidor está localizado para o produto ser entregue sempre fresco e com preço justo. O crescimento em 2016 foi de 132% em relação a 2015 e o ticket médio é quatro vezes maior que o das lojas físicas. Ainda no mundo digital, o Savegnago está repaginando o seu website e o apresentará com uma proposta mais moderna. 

Além disso, o Savegnago aderiu ao programa de fidelidade Netpoints, que oferece aos clientes a possibilidade de acumular pontos a cada compra e podem ser trocados por produtos no site da Netpoints ou por descontos nas lojas Savegnago. Em março de 2014, foi implantado o Nosso Cartão, que permite aos clientes acumularem pontos em dobro no Netpoints e parcelarem suas compras. Quem aderir ao cartão tem direito a cupons das campanhas em dobro e exclusividade de participar da campanha Cliente VIP, que leva os clientes Savegnago à Festa do Peão de Barretos. Outra novidade é a recente implantação do Cartão Alimentação Savegnago.

Para a rede, participar do contexto social das cidades onde está inserida é fundamental, tendo em vista seus princípios baseados no valor humano, no respeito e no amor ao próximo. O Savegnago disponibiliza todas as suas lojas como postos de coleta de agasalho e alimentos para campanhas de doação de instituições parceiras, fornece ajuda mensal em mantimentos apoiando entidades assistenciais, como o Hospital do Câncer de Barretos e as APAEs da região. A rede patrocina eventos populares nas comunidades e faz doações em dinheiro por meio das campanhas de prêmios anuais, em que parte da renda é revertida para ações assistenciais.

Visando à promoção da arte, dos conhecimentos gerais e da cultura, o Savegnago patrocina a Orquestra Sinfônica e a Feira do Livro de Ribeirão Preto. A rede é mantenedora da Instituição Aparecido Savegnago, que atende crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. No espaço, localizado em Sertãozinho, os alunos têm curso de música, pintura, coral, teatro, incentivo à leitura, informática e web design. Para integrar a entidade, os interessados precisam estar regularmente matriculados na escola pública ou serem bolsistas. A empresa realiza também as Olimpíadas Matonense de Matemática das Escolas Públicas (OMAMEP), na qual distribui mais de 20 prêmios para cerca de 1.500 alunos participantes. O objetivo é melhorar o ensino de matemática nas escolas públicas.

O Savegnago doou academias ao ar livre em cidades da região e promove a Ginástica Matinal em algumas de suas lojas, para motivar a prática de atividades físicas. É grande incentivador de bons momentos em família e do lazer, patrocinando diversas festas regionais como a Festa do Peão de Barretos, entre outras. Também realiza o patrocínio de times profissionais de algumas cidades onde está inserido, além de ser a organizadora oficial da tradicional corrida Viva a Vida Savegnago, em Sertãozinho, e patrocinadora de outras competições nos municípios em que atua. 

Ao meio ambiente, a rede contribui por meio da comercialização de sacolas reutilizáveis e disponibilização de sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que se decompõem em menos tempo. O Savegnago também bonifica os clientes com óleo vegetal novo em troca do óleo velho, que ganha o destino correto, e adota medidas de economia de energia e de redução da emissão de gases poluentes em seus equipamentos, além de comprar energia renovável produzida com biomassa.

Palavra do presidente
Ribeirão Preto foi peça fundamental para a consolidação da história do Savegnago. A cidade foi o nosso ponto de partida para alcançarmos novos desafios. Apesar de ser a sexta loja da rede, para nós foi como abrir a primeira unidade, já que havíamos expandido nosso território de negócios naquele momento. A expectativa pelo novo e a surpresa eram constantes, mas fomos recebidos de braços abertos e só temos a agradecer. A nossa preocupação é sempre zelar pelo bom relacionamento com os clientes e os colaboradores, estar integrado nas atividades da cidade e buscar constantemente produtos de qualidade e preços acessíveis para nossos clientes.  Chalim Savegnago

A rede forte do interior
Segundo o ranking 2016 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a rede ocupa o 13º lugar do país, o 6º do Estado de São Paulo e o 1º do interior paulista, com um faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2015, e a 6ª rede que mais cresceu no Brasil. A expectativa para este ano é de um crescimento de 20% no faturamento, que deve chegar a R$ 2,5 bilhões. Até agosto de 2016, o Savegnago Supermercados criará 850 novas vagas de emprego. O acréscimo ocorre pela inauguração de quatro novas lojas em Barretos, São Carlos, Rio Claro e Ribeirão Preto, chegando a um total de 37 estabelecimentos comerciais. Além disso, a rede ampliará o efetivo do Centro de Distribuição e inaugurará o novo Centro Administrativo, em Sertãozinho, alcançando 7,3 mil funcionários. Além das inaugurações previstas para os próximos meses, a rede planeja, para 2017, a entrada na região de Campinas com a inauguração de novas lojas nas cidades de Limeira e Piracicaba.

 

Compartilhar: