SMARAPD

SMARAPD

Uma empresa de 36 anos

Fruto da aposta de seus empreendedores em um mercado ainda incerto no Brasil na década de 1980, a SMARAPD vem trilhando um caminho bem-sucedido. No período de sua fundação, no entanto, grandes mudanças e muitas dificuldades econômicas e políticas marcavam a cena brasileira. 

A informática dava apenas os primeiros passos rumo à difusão no país, que vivia sob rigorosa lei de reserva de mercado, o que impedia a importação de equipamentos e de programas de computadores. Ainda assim, foi possível construir as bases que levariam a empresa a se tornar referência no oferecimento e no desenvolvimento de softwares voltados para gestão pública e soluções para tratamento e impressão de documentos com dados variáveis. Para isso, a SMARAPD manteve, entre suas principais características, o olhar voltado para o futuro, investindo constantemente em inovação e na melhoria contínua dos seus processos.

Após um período desenvolvendo softwares para uso em diferentes setores, os sócios passaram a empregar a experiência adquirida em administrações públicas a serviço do desenvolvimento de sistemas para esta área. Construíram, assim, o Sistema de Contabilidade Pública e Gestão Orçamentária e o Sistema de Folha de Pagamento, que ganharam força com o processo de informatização das prefeituras, que começava naquele momento.

Desde então, a SMARAPD possui um acervo com sete produtos exclusivos, comercializados para prefeituras dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Entre seus clientes estão as prefeituras de Vitória, Cariacica e Serra no Espírito Santo; Sertãozinho, São Caetano do Sul, Cubatão e Marília, entre outros 90 clientes nos três estados. 

A empresa desenvolve software e oferece atendimento e suporte aos sistemas de contabilidade; recursos humanos/ folha de pagamento; tributação; administração/ compras de materiais; atendimento ao cidadão/ ouvidoria; administração de cemitérios e o sistema  de administração para departamentos de água e esgoto. Todos exclusivamente voltados à gestão municipal. “A atenção às demandas e às necessidades dos clientes e do mercado é constante. A tecnologia e a legislação não param de evoluir e é preciso estar sempre atualizado, reinvestindo constantemente na busca por um produto melhor”, explica José Carlos Porto, diretor vice-presidente da SMARAPD.

istrativa possibilitou à SMARAPD desenvolver mais um serviço especializado: a impressão de documentos com dados variáveis. Naquela época, a atividade visava atender, sobretudo, a impressão de carnês de tributos, porém, com o crescimento da área, a empresa criou a unidade de dados variáveis. Hoje, os serviços desenvolvidos na unidade são muito requisitados por empresas e instituições financeiras, como Santander e Bradesco, para impressão de carnês de financiamento; boletos de cobrança; holerites; contas de água e esgoto, atendendo a todas as regiões do país e tendo como clientes OAB/SP, Faculdades Anhanguera, CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Unimed de diversas cidades do país, entre outros. Atualmente, a SMARAPD conta com mais de 230 funcionários e reforça seu compromisso com a busca da excelência, a valorização de sua gente, de atitudes de sustentabilidade e da ética em todas as suas relações.  

Olhos voltados para o futuro
Neste momento, uma parte da equipe da unidade de gestão pública está dedicada ao desenvolvimento da 3ª geração de softwares. A nova versão dos produtos SMARAPD propicia a utilização da plataforma em ambiente totalmente web, dando maior flexibilidade à infraestrutura dos clientes. “A preocupação da SMARAPD não se resume às questões tecnológicas, mas também está relacionada à eficiência do nosso processo interno e ao interesse dos clientes. A mudança de cultura possibilita uma gestão mais adequada das demandas e maior conformidade nas adequações do software às necessidades dos clientes, além de uma diminuição nos prazos de entrega”, esclarece Marcos Zamoner, gerente de pesquisa e desenvolvimento da SMARAPD. 

A unidade de Dados Variáveis também já está atenta às novas tendências, que apontam para os boletos eletrônicos como alternativa à impressão de boletos e outros documentos em papel. “Neste novo sistema, os e-mails de cobrança são personalizados e enviados individualmente para cada cliente. Uma senha pode ser enviada no arquivo de dados ou ser a combinação de alguns dados pessoais do cliente, que só ele tenha acesso. Caso outra pessoa acesse o e-mail do cliente, precisará das informações pessoais para visualizar o documento”, comenta Frank Marlon, gerente da unidade de dados variáveis. Este serviço está disponível a diversas empresas do setor privado, entre eles, Consórcio Rodobens, Suzuki Motos do Brasil e Unimed São José do Rio Preto.

Palavra do presidente
“Buscamos continuar nosso caminho com inovação, estabelecendo parcerias duradouras e cumprindo as diretrizes de nosso planejamento estratégico, que é fazer a empresa trilhar um caminho próprio, para além da atuação de seus fundadores. Passamos por várias fases e marcos tecnológicos, sempre nos renovando e atentos ao futuro e compartilhamos com Ribeirão Preto essa experiência com olhos voltados para sustentabilidade.” Elcio Magnani

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