Mérito reconhecido
Rodrigo e Marina recebem o prêmio de Melhor Trabalho do Ano, em Los Angeles

Mérito reconhecido

Dr. Rodrigo Rosique e Dra. Marina Junqueira Rosique receberam prêmio, inédito para o Brasil, de melhor trabalho do ano pelo Plastic and Reconstructive Surgery Journal

No dia 25 de setembro, Rodrigo Rosique (CRM 112.758) e Marina Junqueira Rosique (CRM 112.694), cirurgiões plásticos membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), receberam o prêmio inédito para o Brasil de melhor trabalho do ano (Best Cosmetic Paper Award), oferecido pelo Plastic and Reconstructive Surgery Journal, a revista científica mais respeitada na cirurgia plástica. A cerimônia de premiação ocorreu em Los Angeles, Califórnia.
A experiência do casal com a técnica de lipoescultura e remodelamento glúteo usando a gordura retirada na lipoaspiração foi, inicialmente, apresentada por eles em Genebra, na Suíça, em 2012, no Congresso da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Dr. Rodrigo foi convidado a apresentar sua técnica de lipoescultura e enxertia de gordura em vários congressos da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), nos Estados Unidos, entre 2013 e 2016, nas cidades de San Diego, Las Vegas, Nova Iorque, Boston e Los Angeles.

O Brasil é o segundo país no mundo em número de cirurgias plásticas realizadas anualmente, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Quase 90% do total de cirurgias plásticas no Brasil são realizadas em mulheres, segundo dados da SBCP. Na lista de procedimentos mais procurados estão lipoaspiração, implante de próteses mamárias, blefaroplastia, abdominoplastia e lifting de mama (mastopexia). 

A explicação para tamanha popularidade da cirurgia plástica no Brasil, provavelmente, deve-se ao fato de ser um país tropical e ter maior aceitação cultural de intervenções cirúrgicas com fins estéticos. Devido a esse grande volume de cirurgias, muitas técnicas são desenvolvidas no Brasil e recebem destaque no exterior, tornando o país uma referencia mundial na especialidade. “Apesar do grande volume de cirurgias plásticas no país, há relativamente poucos trabalhos brasileiros nas principais revistas científicas internacionais. É uma felicidade muito grande trazer este prêmio inédito para o Brasil e representar o país com cursos no exterior”, enfatiza o Dr. Rodrigo.

O casal sempre associou as cirurgias à pesquisa por métodos mais eficazes e seguros em mamoplastias, lipoabdominoplastias e lipoesculturas. Para tanto, ambos realizaram doutorado e pós-doutorado em cirurgia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, onde também fizeram a graduação em Medicina.  “É uma honra receber este prêmio que reconhece nosso trabalho como cirurgiões e nos estímula a manter a divulgação científica do que temos desenvolvido para nossos pacientes”, ressalta Dra. Marina Rosique.

A especialista apresentou sua técnica de lifting de mamas em Las Vegas, nos Estados Unidos, e em vários eventos da especialidade no Brasil, após publicar os resultados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Também foi convidada para escrever um capítulo sobre sua experiência no remodelamento das mamas no mais recente livro sobre cirurgia plástica pós-bariátrica.

Compartilhar: