Um refúgio no Caribe

Um refúgio no Caribe

Entre tantas opções paradisíacas que a região abriga, a Jamaica tem conquistado cada vez mais turistas, proporcionando momentos de tranquilidade sem abrir mão da sofisticação

Com natureza exuberante, águas cristalinas e areias brancas, o Caribe se tornou um dos destinos mais requisitados nas agências de turismo. Engana-se quem pensa que a região, também conhecida como Caraíbas ou Antilhas, é composta apenas pelas tradicionais praias de Aruba, das Bahamas, de Cancun e da República Dominicana. O vasto território inclui outros países, colônias e estados insulares. Barbados, Belize, Cuba, Costa Rica, Curaçao, Panamá, Porto Rico, St. Barths e St. Martin, entre outros, atendem com propriedade às expectativas dos viajantes que procuram por destinos paradisíacos para curtir as férias. Atualmente, mesmo com tantas opções interessantes, é a Jamaica que tem conquistando um lugar de destaque entre o público.

Além do calor, das montanhas de calcário e das paisagens de tirar o fôlego, a ilha ficou conhecida internacionalmente pela alegria do povo local, pela música de Bob Marley, pelo movimento rastafári e pela qualidade do rum. “É um destino completo, com atrações diversificadas que agradam a todos, desde as famílias em busca de descanso e de tranquilidade até os solteiros que querem diversão, animação e agito”, explica Cristina Pedreschi Caliento. A diretora da Blitztur Viagens esteve na Jamaica em setembro de 2014 e voltou de lá apaixonada pelo país.

Para Cristina, um dos momentos marcantes do roteiro foi a visita a Nine Mile, onde Bob Marley nasceu. “É um comovente tributo a um grande músico. Fiquei emocionada ao entrar no Memorial que fica na antiga casa do rei do reggae. Ao ver os pertences dele no quarto e sentar no Mt. Zion Rock, local de meditação onde ele compôs várias músicas, senti uma aura histórica e mística muito forte. Ao lado da construção, em uma igreja bem pequena, está o mausoléu. Lá, está a sepultura do cantor, que foi enterrado, juntamente com sua guitarra, ao lado de outros familiares. Para finalizar, uma lojinha repleta de suvenires. Foi um tour fantástico”, lembra a diretora. Outro ponto que merece estar no roteiro é Negril, que fica a 240 km da capital, Kingston. O vilarejo abriga uma das praias mais procuradas da Jamaica: a Seven Mile Beach. São 12 km de areias brancas banhadas por um mar azul turquesa. É o ambiente perfeito para mergulhadores, já que a água é límpida e calma.

A presença consolidada de grandes complexos hoteleiros, que oferecem aos turistas uma infraestrutura de ponta, unindo conforto e sofisticação, também é um importante atrativo. Há redes que atuam no segmento econômico, mas a predominância é dos resorts luxuosos, que operam no sistema all inclusive. “Esse tipo de hospedagem é queridinha entre as famílias e os casais em clima de romance. A cerimônia e a festa de casamento, a lua de mel, as bodas e a renovação dos votos matrimoniais ficam ainda mais especiais nesse cenário. Já tivemos o prazer de realizar esse sonho para vários clientes”, salienta a também diretora da agência, Letícia Caliento Seixas.

No calendário
A Jamaica pode ser visitada o ano todo. O melhor período é entre dezembro e abril, porque há menos chuva. Em agosto, setembro e outubro, há risco de furacões.

Gastronomia
A culinária da Jamaica é uma mistura da cozinha africana e inglesa, onde se utiliza uma grande variedade de especiarias com sabor intenso. Um dos pratos típicos é o “Jerk Ckicken”, um frango assado preparado com limão e temperos picantes.

Música
Como não poderia ser diferente, o país é sede dos maiores festivais de reggae, SumFest e Sunsplash, com programações que duram cerca de uma semana.


Jamaica por Duda Ometto

Segundo a jornalista e fotógrafa, as belezas naturais e o som contagiante do reggae são apenas alguns dos encantos dessa ilha caribenha

O plano de Duda Ometto para curtir as férias de 2013 era fazer uma viagem bem tranquila. O destino ideal deveria cumprir alguns pré-requisitos básicos, como ter uma praia paradisíaca aliada à completa estrutura de um resort all inclusive. Depois de uma breve pesquisa, a jornalista e fotógrafa se convenceu de que, na Jamaica, encontraria exatamente o que procurava. “Já tinha ouvido inúmeros comentários positivos sobre o país. Decidi conferir se tudo isso era realidade e acabei me surpreendendo. A areia é branca e o mar tem uma tonalidade de azul inexplicável. Palavras não conseguem dimensionar a beleza e o clima daquele lugar. É preciso ir até lá para compreender”, afirma Duda. Segundo ela, a Jamaica é praia, sombra, água fresca, rum, reggae e muito mais.

A receptividade, a animação e a alegria dos anfitriões chamaram a atenção da turista. Todos foram extremamente atenciosos e simpáticos. O resort escolhido, que fica em Montego Bay, também foi uma decisão acertada. O confortável e sofisticado complexo só hospeda adultos e oferece spa, academia, quadra de tênis, pub com boate e deliciosos restaurantes. “No cardápio, a culinária típica era bem representada, com muita pimenta e temperos exóticos, mas a gastronomia internacional também tinha forte presença. Eu sempre pedia frutos do mar. Para beber, o rum produzido na ilha é ótimo, assim como a cerveja da marca jamaicana Red Stripe”, indica. O destino conquistou a jornalista de tal forma que, agora, ela não se cansa sugerir para os amigos. “Pelo menos por enquanto, não descobri nenhum lugar que tenha me fascinado tanto quanto a Jamaica”, revela Duda.

Dolphin Cove
“Viajei até Ocho Rios para conhecer as atrações do ‘Dolphin Cove’. O local nos proporciona uma interação especial com a natureza. Nadei com golfinhos e mergulhei ao lado de arraias. Vi de perto várias espécies de tubarões, de aves, de cobras e ainda segurei um iguana no colo. Amei cada minuto.”

Rick´s Café
“Um dos pontos turísticos mais famosos da Jamaica, o Rick’s Café é parada obrigatória para quem passa por Negril. O bar fica estrategicamente inserido no topo de um enorme penhasco. De lá, os nativos realizam saltos espetaculares. Decidi me aventurar e também pulei no mar. Foi uma experiência inesquecível. Para completar, vale a pena assistir ao pôr do sol, com uma mistura de cores deslumbrante. À noite, muita animação ao som do reggae e músicas de balada.”

Debaixo d’água
A beleza da Jamaica não pode ser vista com total plenitude somente em terra firme. Debaixo d’água, um novo e surpreendente universo se revela para os turistas. A rica vida marinha, com cardumes e corais, faz com que atividades como snorkel e mergulho sejam bastante requisitadas no local.

Para colocar no roteiro
Além dos dois passeios indicados por Duda, o país possui outros lugares que merecem uma visita. Confira alguns deles:

Dunn´s River Falls
Apontada como um tesouro da Jamaica, essa cachoeira que desagua em pleno mar do Caribe fica em Ocho Rios e já serviu, inclusive, de cenário para um filme de James Bond. Acompanhados por guias, pequenos grupos escalam e exploram a corredeira. No caminho, pausas para desfrutar das piscinas naturais e da paisagem ao redor.

Port Antonio
É uma pequena vila que fica a, aproximadamente, 100 km de Ocho Rios. Tornou-se famosa depois que o iate de Errol Flynn encalhou na região. O ator acabou se apaixonando pelo lugar e levou várias celebridades para lá. A área abriga várias residências de luxo e tem uma linda marina.

Frenchman's Cove
Bem perto de Port Antonio está essa praia em formato de ferradura, que é emoldurada por dois morros repletos de vegetação e por um rio de águas cristalinas. Com essa descrição, fica fácil entender porque os turistas se referem a Frenchman's Cove como um verdadeiro paraíso. Para ter acesso, é preciso pagar uma taxa, já que a praia fica em uma propriedade privada.

Blue Lagoon
De Frenchman's Cove, basta percorrer 3 km para chegar a Blue Lagoon, uma lagoa de água doce e gelada que se mistura com o mar. Dizem que algumas cenas do filme “A Lagoa Azul”, gravado com Brook Shields e Christopher Atkins, foram rodadas ali.

Texto: Paula Zuliani

Compartilhar: