Designer ribeirãopretano projetou épico da Jaguar

Designer ribeirãopretano projetou épico da Jaguar

César Pieri, Creative Design Manager da marca, é responsável por projetar o modelo Project 7, com 250 modelos lançados

Em 2013, os aficionados por carros de alta performance conheceram o modelo Project 7, da marca britânica Jaguar.

O automóvel foi apresentado no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, em julho daquele ano. Com uma curiosidade: o veículo foi projetado pelo designer ribeirãopretrano César Pieri, que trabalha para a Jaguar há aproximadamente três anos.

Pieri atua como Creative Design Manager, no Estúdio de Design Avançado da Jaguar, e conta que o projeto nasceu de maneira despretensiosa, como ele mesmo afirma, “em uma sexta-feira qualquer”.

O carro foi projetado com base nos modelos F-TYPE e D-Type, um representante do passado histórico de corridas da marca, vencedor das 24 horas de Le Mans nas edição de 1955, 1956 e 1957. “O desenho ficou na minha gaveta por um bom tempo e posteriormente foi descoberto pelo nosso diretor de design, Ian Calum, durante uma reunião”, recorda Pieri.

O designer conta que após a descoberta do esboço, Ian Calum levou o projeto à diretoria da Jaguar e o desenvolvimento do carro foi aprovado para demonstração. Depois do festival Goodwood o veículo passou por adaptações até chegar a uma versão de produção e o Project 7 ganhou uma série limitada de 250 unidades – todas vendidas.

“Foi uma ótima surpresa para todos. Acredito que um ‘concept car’ que foi criado a partir de um desenho despretensioso e virou uma seria limitada explica por si só a receptividade mundial desse projeto. Foi realmente fantástico”, ressalta.

Mesmo após o desenvolvimento do épico Project 7 o trabalho não para. A divisão de design avançado, onde o César Pieri atua, é responsável por desenvolver modelos que serão tendência daqui a dez e vinte anos. Perguntado sobre as novidades da marca, o designer aguça a curiosidade. “Estamos sempre pensando ou trabalhando em novos projetos, é o que nos mantem vivos. No que diz respeito a Jaguar vocês terão de esperar para ver nos próximos anos”, conclui.

Revide on-line
Bruno Silva
Fotos: Divulgação

Compartilhar: