Revide Vip

Hoje é 18 de Maio de 2012 - Ano 26 - Edição 608

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

> publicidade

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /

Gerais

RSS

Seguindo o bloco Expectativa é que o número de foliões ultrapasse seis mil em 2012

Confira as Fotos

O Carnaval já está aí, e Ribeirão Preto fica toda em festa quando se trata desta época. Em especial no domingo, quando centenas de foliões saem às ruas embalados pelo som das buzinas e das marchinhas do Bloco Carnavalesco “Os Alegrões”, que nasceu da ideia de Perci Guzzo e Lelo Guazzelli, após uma viagem a Recife e Olinda. “A idéia surgiu na Praia da Boa Viagem, em pleno carnaval pernambucano, dois anos antes da nossa primeira saída com o bloco, quando o Perci me perguntou: ‘Ribeirão podia ter um bloco de carnaval, né?’”, lembra Guazzelli.

“Naquele ano voltamos maravilhados com o carnaval pernambucano! A partir de uma festa que fizemos na casa de um amigo no Jardim Irajá, nosso grupo de amigos ‘fincou pé’ de que no ano seguinte sairíamos pelas ruas do bairro. E saímos a partir do bar do Val que nos acolheu calorosamente, isso foi em 19 de fevereiro de 2006!”, relembra Perci Guzzo que, além de reunir os amigos junto com Lelo, compôs três marchinhas para serem cantadas naquele ano. 

“Nessa ocasião, eu compus três marchinhas e saímos fantasiados cantando essas e outras marchinhas tradicioanais pela Thomaz Nogueira Gaia. Naquela data convidamos o Bloco do Mané Gaiola de Sertãozinho para nos apadrinhar, e eles vieram com seus bonecos”, relembra.

O bloco “Os Alegrões”, que começou com uma reunião de algumas dezenas de pessoas entoando marchinhas carnavalescas, espera reunir nesse ano 6 mil pessoas e homenageará o Maracatumanifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. “Esse é um moviemto que se expandiu pelo intrerior paulista nos últimos anos: o baque do maracatu pernambucano tem ganho a terra paulista”, exeplica Guzzo.

“Ultimamente, com o surgimento do Maracatu Chapéu de Sol aqui em Ribeirão, o pessoal que curte o Bloco tem gostado demais desse som, uma expressão musical pouco conhecida em São Paulo, que aliás é o nosso tema de 2012”.

“Os Alegrões” tem como um de seus focos o resgate do carnaval na sua essência como manifestação cultural do povo brasileiro, por isso, todo o comércio e o merchandising sobre o carnaval no Brasil não pauta o bloco. “Nós não comercializamos nossa manifestação e sempre mantemos autonomia na gestão do Bloco. Mas precisamos de apoio logístico do Poder Público Municipal para as nossas saídas às ruas e algum recurso financeiro para o som, alegorias e cachês de músicos e carregadores de bonecões. Estes recursos nós arrecadamos com a venda de camisetas, cds e as nossas saídas junto com o SESC Ribeirão Preto no centro da cidade”, revela.  

Carnaval de rua 
“Sempre houve carnaval a céu aberto no Brasil. E é bem verdade que as marchinhas são mais associadas aos salões, mas os sambas de enredo das escolas sempre desfilaram nas ruas e o frevo é encontrado até hoje nas ruas e salões de Recife e Olinda principalmente”, explica Guzzo.

Ainda se tratando do carnaval de rua, o idealizador dos Alegrões conta que de uns oito anos pra cá houve uma retomada do carnaval nas ruas da Região Sudeste do Brasil. Esse aumento está relacionando, segundo Guzzo, ao surgimento de muitos blocos no Rio de Janeiro. “Me parece que são mais de 400 blocos que surgiram no Rio de 2002/2003 pra cá, e Os Alegrões também surgiu nessa levada carioca, das marchinhas na rua, das bandas no chão e as pessoas fantasiadas espontaneamente, sem abadás, sem desfiles competitivos. Uma manifestação mais livre, pra brincar mesmo”, diz. 

Domingo
O bloco se reunirá na Praça Sete de Setembro. A concentração está marcada a pártir das 16 horas e a saída às 17h, em direção ao Theatro Pedro II. Quem quiser se misturar ao bloco neste final de semana, os idealizadores advertem: “Vista a sua fantasia e venha com alegria. É livre, é aberto e é de graça”.

Conheça Os Alegrões
Site: www.osalegroes.blogspot.com
Email: alegroes@yahoo.com.br
Facebook: Os Alegrões

Assista também ao vídeo:


Bloco Berro
Outro bloco ribeirãopretano invadiu a região central de Ribeirão Preto no final de semana do dia 11 de fevereiro. Foi o Bloco Berro, criado a dez anos. “Esse ano não iriamos sair, pois estávamos todos muito tristes com o falecimento do ‘Magrão’ (Dr Sócrates), mas os filhos dele disseram para continuarmos, porque ele iria querer assim”, explica Fernando Kaxassa.A empresária e cantora Rita Paula Inácio foi a homenageada desse ano. “Decidimos também homenagear o ‘Magrão’, que deixou saudades”, disse Kaxassa.

Para o ano de 2013 o Berro já escolheu o seu homenageado. Segundo Kaxassa será Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado. “É ele quem nos fornece a cerveja. Nada mais justo que homenageá-lo”, brinca Fernando Kaxassa.  

Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Acervo pessoal

* Publicado em 17/02/2012

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

    Nenhum comentário para esta matéria.

Outros Cadernos

  • AgroVip

    Mesmo com previsão de ser 15% menor, a safra 2012/2013 será a 6ª maior em 25 anos

  • Guia Cultural

    Confira os representantes da música que estarão na Feira do Livro

  • Guia Gourmet

    Aliança Gastronômica de Ribeirão Preto busca profissionalização do setor alimentício

  • Imóvel

    Salão do Imóvel e Feirão da Caixa criam condições especiais de compra

  • Moda

    O veludo firma-se como tecido da temporada e reina nas araras das lojas

  • Qualidade de Vida

    O canionismo é um esporte seguro que valoriza o trabalho em grupo

  • Revide com Atitude

    A adoção de medidas simples pode colaborar para a preservação do meio ambiente