Transporte e logística correspondem a 30% do custo de produção da cana
Transporte e logística correspondem a 30% do custo de produção da cana

Transporte e logística correspondem a 30% do custo de produção da cana

Equipamentos e soluções para redução de custos são destaques na Fenasucro e Agrocana, evento do setor sucroenergético que acontece em agosto

Muito além dos caminhões que transportam a cana-de-açúcar das plantações para as usinas, o processo de transporte e logística é foco de atenção constante na cadeia sucroenergética. Entre os diversos motivos para isso estão a busca por redução de custos, a necessidade de controle dos processos e o aumento de competitividade no segmento.

Atualmente, os custos de corte, carregamento e transporte representam cerca de 30% do custo total da produção de cana-de-açúcar (omente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total). Os dados constam em estudo da Embrapa.

Para diminuir custos e estarem atualizadas, as usinas e empresas ligadas ao setor investem em estratégias de coordenação dos sistemas de corte e aprimoramento dos sistemas logísticos que gerenciam o transporte, em busca de mais eficiência operacional. 

Por ser um tema de destaque no Agronegócio, a Fenasucro e Agrocana, que será realizada em agosto, em Sertãozinho, traz, desde a edição de 2014, um setor com novidades e soluções para o Transporte e Logística da cadeia canavieira, com expositores que apresentam, por exemplo, equipamentos para transporte de produtos e subprodutos nos meios rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário. Também são apresentadas novidades relacionadas a veículos utilitários, acessórios, autopeças, lubrificantes automotivos, equipamentos de elevação, pontes rolantes, embalagens.

A Fenasucro e Agrocana será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto, em Sertãozinho.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: