Após dois anos, USP libera inscrições para Creche Carochinha
Após dois anos, USP libera inscrições para Creche Carochinha

Após dois anos, USP libera inscrições para Creche Carochinha

Instituição, que atende filhos de funcionários, professores e estudantes não abria novas vagas desde 2015; no entanto, oportunidades ainda são insuficientes

A Superintendência de Assistência Social (SAS) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou a reabertura de seleção de crianças para a Creche da Carochinha, no Campus de Ribeirão Preto. Havia dois anos que as seleções não estavam disponíveis para estudantes, professores e funcionários da universidade que têm filhos, que temiam o término da creche, já que a abertura de novas vagas foram suspensas em janeiro de 2015.

Foram abertas 14 vagas para a creche, de acordo com o edital, no site da SAS, e a abertura de novas vagas ocorre bem em um momento em que estudantes, professores e funcionários da USP ocupam a creche Oeste, do Campus do Butantã, em São Paulo, desde terça-feira, 17, em protesto contra o fechamento do local. A reitoria da universidade não quis comentar o assunto.

A professora da USP Annie Schmaltz, que tem um filho matriculado no local, em virtude de uma decisão judicial conquistada em 2015, comemorou a abertura de novas vagas, porém salientou que elas ainda são insuficientes para atender novos pais que atuam no campus Ribeirão Preto, já que a lista de espera de 2015, que não teve a demanda atendida, chega a 21 crianças.

“Nossa maior luta é atender todas as crianças que estão na fila para serem matriculadas na creche. Nós não acreditamos que essas sejam vagas novas, mas sim ociosas”, comentou Annie, que alerta que desde 2014 houve a diminuição na quantidade de funcionários que cuidavam das crianças, em razão de terem aderido ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV).

Ela ainda recordou que, em conselho universitário realizado em 2016, foi proposta uma ação por parte dos usuários da creche para que fossem preenchidas todas as vagas ociosas na universidade em outros campi pelo Estado. Seriam 141 vagas disponíveis, porém, o edital aberto nesta semana supre apenas 91 vagas.

A Creche Carochinha em Ribeirão Preto tem capacidade para atender 150 crianças, mas, atualmente este número não passa de 50, de acordo com Annie. Além disso, ela aponta que os funcionários que atuam na administração da creche e os que cuidam das crianças, só foram informados da abertura das vagas junto com a publicação do edital, sem nenhum aviso interno feito previamente.

Em janeiro de 2015, todas as 141 crianças selecionadas para tiveram o cancelamento de matrícula pela SAS. Porém, o número aumentou, pois em 2016 também não teve ingresso de crianças, ao passo que outras crianças foram se formando nas pré-escolas das creches.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: