Cai número de financiamentos de imóveis em Ribeirão Preto
Cai número de financiamentos de imóveis em Ribeirão Preto

Cai número de financiamentos de imóveis em Ribeirão Preto

Enquanto endividamento cai, em razão da queda no consumo, compra de imóveis apresenta primeira retração por conta da crise

O município de Ribeirão Preto registrou, em março, queda de 3,4% nos financiamentos imobiliários na comparação com o mesmo mês de 2015. Com isso, de acordo com o Boletim Crédito do Ceper/Fundace, o nível de endividamento das famílias caiu para 44,3%, movido pela diminuição do consumo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 61,1% das famílias brasileiras estão endividadas, ou seja, pagando alguma prestação ou financiamento.

No levantamento, o tipo de dívida mais citado pelas famílias brasileiras foi o cartão de crédito, 76,1% das respostas, item que também apareceu no levantamento nos anos anteriores. Em segundo lugar aparece o antigo carnê, com o qual 16,9% do total de famílias entrevistadas têm dívida e, em terceiro, o financiamento de carro, com 13,7% do total de famílias entrevistadas.

Já os financiamentos de imóveis, que pela primeira vez apresentaram retração desde que a crise econômica pegou o País com mais força, apresentaram queda de 3,4%,

“A redução das operações de crédito também começou a afetar o mercado imobiliário, mostrando de forma clara a queda na demanda por imóveis novos e usados, o que é comum em um momento de crise”, comenta o pesquisador Luciano Nakabashi.

Segundo ele, a retração da demanda por crédito imobiliário só não ocorreu antes por causa do ciclo entre o lançamento de um imóvel e a entrega das chaves. “Os dados indicam que o último grande ciclo de lançamentos chegou ao fim e que a tendência é de retração no estoque de lançamentos e de financiamentos imobiliários nos próximos meses”, explica.

Na região de Ribeirão Preto, a queda nos financiamentos imobiliários foi de 2,6%. De todas as regiões analisadas pelo Boletim, apenas São José do Rio Preto e Franca tiveram aumento, de 4,2% e de 3,4%, respectivamente.

Outros empréstimos e financiamentos

Em Ribeirão Preto, as operações de crédito registraram queda de 14,1% em março. O mesmo ocorreu com os financiamentos em geral, que caíram 20,4%. Na região, o cenário foi bastante parecido, com quedas de 14,2% nas operações de crédito e 21,8% nos financiamentos em geral.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: