Ciclismo de Ribeirão estreia nesta semana em Santa Catarina

Ciclismo de Ribeirão estreia nesta semana em Santa Catarina

Com muitas montanhas, competição volta a ser disputada após dois anos e vai até domingo, 24

Em mais uma competição longa na temporada, a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto disputa, por mais uma vez, no Sul do Brasil. Nesta quarta-feira, 20, o time comandado por Marcelo Donnabella começa a encarar os 633 quilômetros do Tour de Santa Catarina, que voltou a ser disputado após dois anos de ausência no calendário nacional. A primeira prova será às 9h e ligará Itá a Campos Novos, percorrendo 183 km.

Com um percurso montanhoso, a esperança de pódio para Ribeirão Preto é Alan Maniezzo. Ele é especialista em montanhas e, nesse ano, já conquistou o título dessa categoria na Volta do Rio Grande do Sul.

“Esperamos que ele consiga se sair bem em Santa Catarina, como foi anteriormente. O trajeto do Tour é todo dentro das características do Alan. Nós vamos ajuda-lo a ir bem e, consequentemente, ele nos ajuda à brigar pelas primeiras colocações na classificação geral”, destaca o técnico Marcelo Donnabella.

Além de Maniezzo, estão convocados para as cinco etapas do Tour: Luis Trevisan, que venceu a sub-23 na Volta do Uruguai, Thiago Nardin, Rodrigo Nascimento, Jeovane Oliveira e Giovane Arduino.

Em 2013, último ano em que o Tour foi realizado, o ciclista de Ribeirão Preto, Maurício Knapp, foi o quinto colocado na classificação geral.

O Tour

Após dois anos de ausência do calendário da Confederação Brasileira, o Tour de Santa Catarina volta a ser disputado em sua 25ª edição. Com diversos trechos de montanha, o campeonato começa a ser competido em Itá e a chegada, no dia 24, será em Bom Jardim da Serra. Ao todo, 85 ciclistas participam da competição.

A primeira etapa liga Itá a Campos Novos, com 183 km de distância entre as cidades. É a corrida mais longa do Tour. Depois, na quinta-feira, 21, os atletas saem de Campos Novo e vão a Lages, pedalando 130 km.

Na terceira etapa, a largada está marcada para Lages e a chegada em Urubici, após 150 km de pedal. No sábado, penúltima prova, os ciclistas saem de Uribici com destino ao Mirante da Serra do Rio do Rastro após percorrer 83 km e, por fim, no domingo, vão de Nova Veneza a Bom Jardim da Serra, num trajeto de 90 km.


Foto: Divulgação

Compartilhar: